sábado, 22 de setembro de 2007

SHIATSU

A palavra SHIATSU é japonesa e significa pressão ( "ATSU" ) com os dedos ( "SHI" )
O Shiatsu é uma terapia oriental de re-equilíbrio físico e energético. Usualmente é definido como uma "massagem" oriental mas é muito mais do que isso. Atua através de pressões que são aplicadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano, efetuada, fundamentalmente, pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, corrigindo disfunções internas, promovendo e mantendo a saúde e tratando doenças específicas.
Entre os diversos benefícios que o SHIATSU apresenta para o organismo, poderão destacar-se:
Flexibiliza a pele
Melhora do sistema circulatório
Flexibiliza o sistema muscular
Ajuda à recuperação do equilíbrio do sistema ósseo
Facilita as funções do sistema digestivo
Melhora o controlo do sistema endócrino
Regula as funções do sistema nervoso
O SHIATSU é, de fato, usado por profissionais de saúde para curar doenças, normalmente em combinação com outras terapias orientais. Para curar doenças, porém, o SHIATSU isolado é uma técnica limitada. É de maior utilidade para elevar o nível de energia do paciente, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos e estimular a resistência natural do corpo às doenças. É verdade que o SHIATSU alivia dores no corpo e resolve pequenos distúrbios orgânicos, mas o seu grande potencial está em tornar o paciente consciente do seu próprio "corpo". E o "corpo" não é apenas o corpo físico, armazenando igualmente emoções e sentimentos, refletindo também nosso estado emocional.
O SHIATSU, sendo uma terapia oriental, baseia-se nos princípios da medicina oriental onde a saúde é uma questão de equilíbrio entre as diversas forças existentes no organismo humano. Não se preocupa em eliminar a doença diretamente, mas em normalizar a energia vital do paciente, criando, assim, condições ao organismo para eliminar a enfermidade através dos seus próprios meios, sendo dado ênfase à saúde e não à doença.
A energia vital, designada de "KI" no oriente, é a energia básica da vida de todos os seres vivos, incluindo o homem. A energia KI flui pelo corpo humano de forma regular, formando canais que são designados de "meridianos" de energia que são a base da medicina oriental. Sendo o livre fluxo de energia pelo nosso corpo essencial para a saúde física, intelectual e emocional, sempre que existem perturbações nesse fluxo, designadamente acumulação ou déficit de KI em determinadas zonas do corpo, criam-se condições que afetam o nosso estado de saúde, podendo originar o que conhecemos como "doenças".
Assim, os terapeutas atuam nos meridianos com vista ao reequilíbrio energético, designadamente nos chamados pontos de pressão, com a designação em japonês de "TSUBOS", que são pontos que condensam a energia KI e nos permitem contatar e atuar sobre a energia dos meridianos de uma forma mais intensa. Do ponto de vista científico, os TSUBOS são pontos que apresentam baixa resistência elétrica, ou seja, são bons condutores elétricos, podendo ser utilizados tanto para diagnóstico como para tratamento, refletindo o funcionamento interno do sistema corporal. Este conceito de atuação nos meridianos energéticos, designadamente através dos TSUBOS, é utilizado na ACUPUNTURA que utiliza agulhas colocadas em pontos ao longo dos meridianos, na MOXIBUSTÃO em que se aplica calor sobre os pontos dos meridianos escolhidos e no SHIATSU onde se aplica pressão sobre esses pontos e meridianos.
O traçado dos meridianos e localização dos TSUBOS são conhecidos desde tempos antiqüíssimos, tendo sido descobertos através da experiência prática (de forma empírica) e mais tarde confirmados pelas pesquisas cientificas modernas.
Os meridianos são representados por uma grande linha de energia que sobe e desce percorrendo o corpo humano da cabeça aos pés, formando uma trilha que pode ser aprendida e utilizada de forma sistemática. Essa linha é dividida em 12 pedaços, sendo cada pedaço um meridiano, relacionado com determinadas funções orgânicas e certas características psicológicas ou emocionais. Na sua maioria os meridianos têm o nome do órgão que ocupa lugar de destaque dentro das funções a eles ligadas, mas atente-se que o meridiano não é (ou não representa exclusivamente) o órgão. Para além deste sistema básico de 12 meridianos, os quais são pares, ou seja, reproduzem-se simetricamente nos dois lados do corpo, são utilizados mais 2 meridianos impares que se situam no eixo do corpo (estes dois meridianos impares em SHIATSU são designados de "ARTÉRIAS").
Os 12 meridianos (pares) do sistema básico são os seguintes:
Pulmões
Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
Coração
Intestino Delgado
Triplo-Aquecedor
Intestino Grosso
Baço-Pâncreas
Fígado
Rins
Bexiga
Vesícula Biliar
Estômago
As duas artérias (meridianos impares) são o Vaso-Concepção na parte anterior do corpo e o Vaso-Governador na parte posterior do corpo.
No esquema seguinte é apresentada uma breve idéia do traçado de zonas de alguns desses meridianos.

Nenhum comentário: