sábado, 22 de setembro de 2007

Renite Alérgica e a Terapia Floral

Uma explicação da Renite Alérgica à luz da Terapia Floral
A Rinite Alérgica é uma das mais comuns afecções que atingem as vias aéreas superiores do sistema respiratório. Caracteriza-se por reações alérgicas decorrentes da hipersensibilidade que algumas pessoas têm a determinadas substâncias. As principais manifestações clínicas da Rinite Alérgica são: prurido, espirros, secreção nasal aquosa e congestão nasal. Em alguns casos, há ainda a presença da asma.
O tratamento da Rinite Alérgica pela medicina tradicional (alopática) é efetuado através de orientações ao paciente para evitar o contato com os alérgenos e de prescrição de drogas medicamentosas. As drogas utilizadas são os anti-histamínicos, os descongestionantes, corticosteróide e antibióticos.É um tratamento que atua apenas no controle dos sintomas, podendo provocar efeitos colaterais sérios. Precisamos compreender das causas que levam as pessoas desenvolverem esta rinite.
À luz da Terapia Floral, a causa básica da Rinite Alérgica está na repressão de conteúdos psicoemocionais mal resolvidos.O pólen, assim como as sementes, simbolizam a fecundidade e a reprodução; pelos de animais, o amor por serem macios e gostosos de sentir e pegar além de possuírem conotação sexual; o pó domiciliar lembra sujeira, falta de limpeza. Então, estas substâncias "alérgicas" representam simbolicamente os temas: AMOR, SEXUALIDADE, FERTILIDADE e a DIFICULDADE EM LIDAR COM OS "CONFLITOS INTERNOS".
O caminho para a cura da rinite alérgica inicia-se na conscientização do conteúdo emocional que o portador de rinite resiste em contatar. Se os que sofrem com a rinite alérgica entrarem em contato com seus conteúdos emocionais reprimidos, trazerem-nos à consciência, assimilá-los e integrá-los, não necessitarão mais reagir excessivamente contra as substâncias que os representam.A Terapia Floral enfatiza a mudança a longo prazo .As essências florais, enquanto catalisadoras, tem a função de estimular o processo de transformação interior, fortalecendo a consciência da cura.
As essências florais devem ser prescritas analisando-se cuidadosamente cada emoção do individuo, sendo assim uma essência para curar a Rinite de um cliente pode ser diferente da(s) essência(s) que curarão a rinite de outro paciente. Entretanto a experiência e os dados estatísticos apontam algumas essências mais usadas, que podem ser indicadas à maioria das pessoas: Walnut (Bach) Macrocarpa (Austrália) Fuchsia (Minas) Artemísia (Minas) Crab Aplle (Bach) Eucalyptus (Minas)
Saiba escolher um Terapeuta para prescrever os seus florais e uma farmácia especializada para manipula-los

Nenhum comentário: