skip to main | skip to sidebar
Z8 Espaço & Mente Terapias e Beleza
Terapia Corporal ( Massagem Terapêutica, Relaxante, Bioenergética, Biodança, Aconselhamento Terapêutico Metafísico, Técnica de Relaxamento, Visualização Criativa, Leitura Corporal, Análise do Caráter, Harmonização dos Chakras, Shantala, Massagem para gestantes, Leitura de Desenho, Shusho, Quelação, Calatonia, Drenagem Linfática, Massagem mãe, Do-in, Reflexologia) .
Terapia Floral
Auriculoterapia
Reiki

Contato: (11) 7641 8716 c/ Flávia
af_1978_pf@yahoo.com.br

sábado, 4 de julho de 2009

DRENAGEM LINFÁTICA


Postado por Z8 Terapias Flávia às 18:59 Nenhum comentário:

REFLEXOLOGIA




Postado por Z8 Terapias Flávia às 18:56 Nenhum comentário:
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Quem sou eu

Minha foto
Z8 Terapias Flávia
Aquele que trabalha com as mãos é um artesão! Aquele que trabalha com a mente é um sábio! Aquele que trabalha com a inspiração é um artista! Aquele que trabalha com a técnica é um profissional! Aquele que trabalha com a intuição é um místico! Aquele que trabalha com o coração é um espiritualista! Ser um Terapeuta Holístico é trabalhar com as mãos, mente, inspiração, técnica, intuição e com o coração... Bem vindos ...
Ver meu perfil completo

Arquivo do blog

  • ►  2007 (26)
    • ►  setembro (24)
    • ►  novembro (2)
  • ▼  2009 (2)
    • ▼  julho (2)
      • REFLEXOLOGIA
      • DRENAGEM LINFÁTICA

Florais de Bach

Essências Florais para os que são susceptíveis
a influências e idéias alheias
Agrimony; Centaury; Holly; Walnut.




Agrimony (Agrimonia eupatoria)

Resumo: para aqueles indivíduos que sofrem interiormente, mas que procuram dissimular exteriormente. São pessoas angustiadas, ansiosas, aflitas, que apesar destes sentimentos estão sempre com um sorriso no rosto. É comum utilizarem de bebidas alcoólicas e drogas para dissimularem seu tormento interior.

Nome popular: agrimônia.
Coloração: amarela.
Floração: junho a agosto.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Fuchsia (Fuchsia sp / Brinco-de princesa).

A pessoa que necessita desta essência faz grandes esforços para não ter contato com o lado negro da vida. Para tanto ela evita ao máximo ficar sozinha, está sempre sorrindo e se esforçando para ser simpática e agradável. Se por um acaso adoece procura esconder o desânimo e a preocupação fazendo brincadeiras e pouco caso da doença. Interiormente, porém, estas pessoas estão angustiadas, aflitas, ansiosas e cheias de medo. Elas não encaram esta dura realidade interior e se refugiam numa aparência feliz.
A noite, quando estão sozinhos, não costuma ser um momento apreciado pois é comum sentirem-se inquietos, angustiados e com muitos pensamentos na mente. Insônia, pesadelos e um despertar "sufocante" costumam acontecer. O uso de bebidas alcoólicas e drogas pode ser um recurso para "inebriar" seu estado interior. Outros tipos de estímulos também podem ser utilizados para este fim, como ida à festas, compras e esportes radicais. Para estas pessoas Agrimony é um poderoso ansiolítico.
Enquanto a pessoa tipo Agrimony evita comentar suas ansiedades e angústias, a pessoa tipo Heather procura de todas as formas comunicar aos outros suas dificuldades interiores.
Esta essência ajuda a pessoa a ser honesta consigo mesma ao encarar o lado negro de sua vida. Seu prêmio é a paz de espírito e uma vida baseada na Verdade.

Centaury (Centaurium erythraea)

Resumo: para aqueles incapazes de colocar limite nos outros. Não sabem dizer não. Pessoas de boa índole, que querem agradar e acabam sendo exploradas. Negligenciam suas necessidades a favor das necessidades dos outros. Influenciáveis.

Nome popular: centáurea menor.
Coloração: rosa.Floração: junho, julho, agosto e setembro.
Preparação da essência: método solar.
Floral de Minas: Ruta (Ruta graveolens / Arruda).

Para aquelas personalidades fracas e inseguras que se submetem à influência dos outros. Geralmente são pessoas prestativas, obedientes, de boa índole e boa vontade, que na ânsia de agradar esquecem de suas próprias necessidades. Não conseguem dizer não e nem colocar limites. Muitas vezes tornam-se capachos de pessoas inescrupulosas que se aproveitam de suas fragilidades.
São pessoas que evitam disputas e que se moldam ao que supõe seja o esperado delas. Muitas vezes chegam a copiar gestos, modos de falar, modo de se comportar e idéias daqueles a quem servem. Os desejos alheios tornam-se os seus desejos, a vida dos outros a sua vida. Uma pessoa pode dizer: "depois que meu pai morreu, minha mãe me deu a incumbência de cuidar dela. E ainda hoje, tudo que eu faço na vida é cuidar dela." Estes indivíduos abandonam seu próprio caminho na vida, e com isto perdem grande parte da alegria e da experiência que poderiam adquirir nesta vida. Como acumulam muitas responsabilidades é comum reclamarem de cansaço. Normalmente possuem baixa vitalidade.
Elas buscam agradar ao próximo e receber em troca reconhecimento e aprovação. Possuem egos frágeis e dependentes do afeto alheio. Nestas pessoas encontramos o desejo de ajudar e servir sendo utilizados de forma errada.
A essência Centaury ajuda-os a sair da dependência e reassumirem o controle de suas vidas. Elas devem aprender a saber quando dizer sim e quando dizer não e ter força interior para decidir o que é o melhor para a realização de sua missão de vida.

Holly (Ilex aquifolium)

Resumo: para a inveja, raiva, desejos de vingança, ciúmes, desconfiança e ódio.

Nome popular: azevinho.
Coloração: branca.
Floração: maio.
Preparação da essência: método da fervura.
Florais de Minas: Camelli (Camelia japonica / Camélia).

O tipo que necessita de Holly vive as emoções de modo muito intenso. Neles é comum explosões de ira e de mau humor. Isto acontece porque no decorrer da vida fechou seu coração para os sentimentos benevolentes e hoje alimenta o ódio dentro de si.
Desconfia das pessoas, sente que pode estar sendo passado para trás. Muitos tornam-se pessoas rudes e ariscas, que tem profunda dificuldade em viver em harmonia. São invejosos, raivosos, vingativos, amargurados, racistas e agressivos. Alguns seguem o caminho do crime e da trapaça. Outros alimentam inveja de um e desavença com outro.
Sua dificuldade básica está em vivenciar o amor e se entregar nos vínculos afetivos e sociais. Não conseguem perdoar e nem perceber que a vida com amor é mais satisfatória e mais agradável. A essência Holly ajuda-os a perceber que existe uma unidade básica no universo e que o amor é a fonte de coesão de tudo.

Walnut (Juglans regia)

Resumo: para aqueles que estão passando por grandes mudanças: adolescência, menopausa, início ou término de uma relação afetiva, etc. Nesta fase um vínculo profundo com o passado ou o se deixar influenciar por idéias alheias podem desviá-lo do caminho próprio. Recomeço de vida, rompimento com velhos hábitos ou vínculos. Protege contra a negatividade do meio ambiente.

Nome popular: nogueira.
Coloração: verde.
Floração: abril e maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Millefolium (Achillea milefolium / Milefólio).

As grande mudanças e os períodos de transição são momentos de profundas transformações interiores. Esta transformação interior é a causa de estresse, medo, dúvida e angústia. Nesta situação muitas pessoas podem se tornar inseguras e incapazes de dar os passos necessários para que este novo recomeço reflita seu verdadeiro caminho interior. O principal erro que eles podem cometer é deixarem-se influenciar pelas idéias daqueles que os rodeiam ou por antigas experiências, decisões ou hábitos.
Nestes momentos de transição os laços de família, a busca de status, as convenções sociais, a rotina do dia-a-dia, o medo da opinião alheia e outros tantos, podem se revelar barreiras insuperáveis. Para superá-las temos que juntar nossas forças interiores e nos apoiarmos em nossa própria missão de vida.
Em todos os momentos de transições "biológicas" a essência floral Walnut é muito útil. Momentos como: nascimento, morte, dentição, adolescência, menopausa e gravidez. Nos grandes momentos da vida, como novo emprego, escolha de profissão, início e fim de vínculos afetivos, esta essência também é útil.
Quando o indivíduo quer romper com um hábito muito forte esta essência é indicada. Ela é utilizada nos casos em que se quer livrar de todo tipo de vícios. É utilizada, também, quando o meio ambiente está influenciando excessivamente o indivíduo. Ambientes com muita energia negativa pode causar cansaço, desconforto e desvitalização. Aqueles que acreditam estarem sendo vítimas de "mau-olhado", pragas e invejas também podem utilizar desta essência.
Esta essência serve sempre que a pessoa estiver sendo excessivamente influenciada por qualquer coisa que a desvie do seu caminho interior.
A essência Walnut ajuda o indivíduo a seguir seu próprio destino, com determinação e fé. Ajuda a pessoa a se livrar das pesadas cargas do passado e do presente que não servem mais para o futuro.



Florais de Bach

Essências Florais para os que sentem medo
Aspen; Cherry Plum; Mimulus; Red Chestnut; Rock Rose.



Aspen (Populus Tremula)

Resumo: para os medos vagos ou indefinidos, como medo de fantasmas, espíritos e maus presságios. Medos do desconhecido e de fenômenos paranormais. Apreensão.

Nome popular: choupo.
Coloração: verde e cinza.
Floração: março e abril.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Passiflora (Passiflora edulis / Maracujá).

Os indivíduos que necessitam de Aspen sofrem por terem uma forte ansiedade inconsciente que inunda suas mentes com pensamentos e imagens que eles tem dificuldade de entender ou identificar. Desta tensão mental tem origem os maus-presságios e os medos do desconhecido, de fantasmas, de espíritos, medos de crendices, etc.
São pessoas altamente influenciáveis e com pouca confiança em si. Ficam apreensivos com a possibilidade de ocorrerem fenômenos paranormais, com a opinião de "bruxos" sobre o futuro, etc. A maior parte tem estórias incríveis de fenômenos paranormais ou esotéricos que presenciaram. Sentem-se profundamente atraídas por ocultismo, esoterismo e paranormalidade. Algumas, inclusive, tornam-se estudiosos destes temas.
Podem ocorrer ataques súbitos de ansiedade ou grande apreensão porque imaginam que algum mal iminente está para acontecer ou porque sentem medo de serem perseguidos ou castigados. Na maioria das vezes o medo está relacionado à idéias de morte ou religião. A pessoa pode descrever este medo como um "medo de dar calafrios" ou como um "terror de suar frio". Durante o sono é comum acontecer pesadelos.
Muitos dos que necessitam de Aspen tem dificuldade em falar de seus medos com receio de serem considerados ridículos. Eles sabem que não conseguirão explicar o porque destes medos.
A essência Aspen ajuda-os a desenvolver os conceitos de determinação, coragem e fé tão necessários para superar este problema. Estas qualidades permitem com que a pessoa confronte seus medos e derrote-os. Pois onde o medo chega, se a fé o recebe, ele desaparece.
O medo Aspen se diferencia do medo Mimulus pois este é um medo de origem conhecida: medo de elevador, de acidente, de ser mordido por um cachorro, etc. No medo Aspen a origem é desconhecida: medo de maus-presságios, apreensões sem motivos, medo que um fantasma venha roubar seu corpo, etc.

Cherry Plum (Prunus cerasifera)

Resumo: para aqueles que sentem-se perto de um colapso nervoso. Medo de perder o controle e agredir a si mesmo ou aos entes queridos. Desespero. Medo de ficar "louco" ou "explodir". Súbitas explosões emocionais.

Nome popular: cerejeira.
Coloração: branca.
Floração: fevereiro a abril.
Preparação da essência: método de fervura.
Floral de Minas: Psidium (Psidium virescens / Gabirobeira).

Cherry Plum ajuda aqueles que temem perder o controle sobre seus atos e atitudes. Eles temem pelo que possa vir a acontecer se isto se concretizar. Uma pessoa em desespero, que perde o controle sobre si, é capaz de se matar ou de matar alguém. Eles sabem disto e pressentem que o limite de resistência de sua mente está próximo. Normalmente esta situação acontece quando a pessoa está desesperada, deprimida ou passando por situação de muito sofrimento. Uma paciente relata que "depois que meu filho morreu, nas horas que a tristeza vem mais forte, eu penso que a única solução é me matar para acabar com essa dor. Eu tenho medo de acabar fazendo isto...".
Alguns pacientes podem se definir como uma bomba ambulante, relatam que estão quase perdendo a cabeça ou que sentem que vão ficar loucos. Todos estes termos demonstram que eles temem sofrer um colapso nervoso. Eles temem mais ainda as consequências que este fato pode gerar: loucura, suicídio, agressão a entes queridos ou pessoas que são próximas e várias outras coisas terríveis.
Estas pessoa também estão sujeitas a explosões emocionais, pois seu nível de tensão interior está muito elevado. Crianças que fazem birra são particularmente auxiliadas por esta essência. Para a enurese noturna também é indicada esta essência.
A essência floral Cherry Plum ajuda a pessoa a enfrentar as situações mais adversas da vida com coragem e força interior. O indivíduo aprende a superar estes momentos terríveis com consciência e serenidade.
A essência Cherry Plum combate medos interiores (ex: medo da loucura, medo de agredir alguém), no caso da essência Rock Rose os medos extremos, pânico, estão projetados no exterior (ex: medo terrível de elevador ou que um assassino venha lhe matar).

Mimulus (Mimulus guttatus)

Resumo: para aqueles que sentem medos cuja origem é conhecida: medo de viajar, de morrer, de ser assaltado, de se ferir, de dirigir, etc. Tímido, reservado, inibido.

Nome popular: mimulus.
Coloração: amarela.
Floração: julho a agosto.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Mimosa (Mimosa puddica / Sensitiva).

Os indivíduos que necessitam de Mimulus são hipersensíveis aos estímulos externos. Se vêem como frágeis e não tem confiança na sua capacidade de enfrentar inúmeros eventos rotineiros da vida. Vivem com vários e pequenos medos. Se retraem da vida, tornam-se tímidos, reservados, introvertidos e nervosos.
Sofrem com medo de coisas cotidianas como medo de dirigir, de sentir dor, da solidão, de ser assaltado, de viajar, etc.
Este medo constante os faz restringir sua liberdade. Se estão convalescentes de uma doença tomam muito mais cuidado que o necessário pois tem medo de uma recaída. Se estão num emprego temem tomar certas atitudes com medo de serem punidos ou humilhados. Assim, tendem a ocultar seus medos e ansiedades. Sentem muito desconforto quando estão em evidência, podendo gaguejar ou se confundir na hora de se expressar.
Esta foi uma das primeiras essências que Bach descobriu. Eis como ele descrevia esta essência: "Você é daqueles que tem medo; medo das pessoas ou das circunstâncias.... assim sua vida é despojada de alegria pelo medo; medo daquelas coisas que nunca acontecem; medo daquelas pessoas que na verdade não tem nenhum poder sobre você; medo do amanhã e do que ele possa trazer; medo de adoecer ou de perder os amigos; medo de uma centena de coisas?
Você quer construir uma base para sua liberdade, mas não tem coragem de romper seus laços? ... Mimulus ... o tornará livre para amar sua vida ..." ( tradução do texto Free Thyself citado no livro Padrões de Energia Vital de Julian Bernard, Ed. Aquariana).
Mimulus ajuda o indivíduo a se ver livre de seus medos e ansiedades de origem conhecida. Ajuda-o a recuperar a liberdade de ação, a auto-confiança, a segurança e a coragem.
Obs: Mimulus é a essência recomendada quando o medo é de origem conhecida. Quando o medo for devido a uma apreensão, presságios ou ansiedade sem origem conhecida a essência recomendada é Aspen. Quando o medo evolui para pânico ou terror a essência é Rock Rose.

Red Chestnut (Aesculus carnea)

Resumo: para aqueles que são ansiosos, apreensivos e temerosos com o que de ruim possa acontecer com seus entes queridos. Superproteção, preocupação excessiva, opressão. Vínculo interior excessivo e patológico com outra pessoa (vínculo simbiótico).

Nome popular: castanheira vermelha.
Coloração: vermelha.
Floração: maio e junho.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Trimera (Baccharis trimera / Carqueja).

Para aquela pessoa super-preocupada e super-ansiosa que sofre profundamente todas as vezes que seus entes queridos estão tendo experiências de vida das quais não podem protegê-los. Um bom exemplo é a mãe preocupadíssima esperando seus filhos chegarem em casa. Enquanto eles não chegam ela fica acordada e com o pensamento nas coisas negativas que podem acontecer. Ela pode suar frio, o coração bater mais forte, ficar angustiada. Se pudesse, estaria junto só para protegê-los. Neste caso, o desejo positivo de cuidar e amparar ficou exagerado e deturpado. A mãe passa a sufocar os filhos cada vez que eles vão caminhar sozinhos. Sua preocupação é tão grande que eles facilmente se transformam em pessoas inseguras e medrosas. O medo e a insegurança que originalmente era da mãe acaba influenciando e "contaminando" os filhos.
Para aquele que necessita de Red Chestnut é difícil conviver em paz com a liberdade daqueles de quem gosta. Eles não são nem egoístas e nem possessivos, eles possuem é um desejo compulsivo de proteção e um medo obsessivo de que algo negativo aconteça. Seu erro básico está em não ter confiança na capacidade de cada um se defender frente aos obstáculos da vida. E também em alimentarem uma grande desconfiança do mundo exterior e assim não conseguirem emanar vibrações de paz e tranqüilidade.
Toda pessoa que tende a superproteger alguém, que se preocupa em excesso com o bem estar do outro, que sofre e fica muito ansiosa com os obstáculos de vida que o outro tem que enfrentar, necessita da essência Red Chestnut.
Algumas vezes encontramos casos em que o vínculo afetivo entre duas pessoas é tão forte que a individualidade fica profundamente comprometida. São vínculos profundamente patológicos (simbiótico) que requerem justamente esta essência para conseguirem diferenciar suas individualidades.
A essência Red Chestnut ajuda estas pessoas a terem paz e a entenderem que cada um vai passar pelas provações necessárias para seu desenvolvimento. Assim elas podem recuperar a dimensão positiva do cuidar, amparar e orientar.

Rock Rose (Helianthemum nummularium)

Resumo: para aqueles cujo medo adquiriu tal intensidade que se tornou pânico, terror. Perda de controle devido a um medo extremo.

Nome popular: cisto.
Coloração: amarela.
Floração: junho a setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Bipinatus (Cosmos bipinatus / Cosmos).

As vezes o ser humano passa por momentos nos quais as emoções, principalmente o medo, tomam conta da sua mente. Geralmente ocorrem em situações extraordinárias na qual o indivíduo confronta uma situação inesperada, desconhecida ou ameaçadora. São situações como acidentes, catástrofes da natureza e violência urbana na qual o indivíduo se vê envolvido e se sente impotente frente a situação. A tensão emocional fica tão grande que ele vivencia o pânico: medo extremo que pode vir acompanhado de ansiedade e angústia extremas, taquicardia, transpiração exagerada, perda de memória, surdez, mudez, extrema tensão muscular, paralisia, perda do controle sobre os pensamentos e atitudes extremadas.
Alguns indivíduos, porém, entram em pânico por motivos que muitos consideram pequenos. Se ver frente a frente com um sapo ou ficar preso em um elevador pode ser o bastante para provocar a perda completa do controle sobre si. Outro momento em que vivenciamos o pânico é durante os pesadelos. Algumas pessoas entram em pânico sem motivação externa aparente. Quando acordamos, estamos longe do motivo do pânico ou quando o estresse diminui, o indivíduo retorna ao seu estado normal. A situação de pânico é sempre temporária.
A essência Rock Rose ajuda a pessoa a enfrentar a situação momentânea de crise com coragem e força. Ela ajuda com que o indivíduo, mesmo sob grande tensão física e psíquica, consiga encontrar uma solução para o problema que está vivenciando.


Florai de Bach

Essências Florais para a preocupação
excessiva
com o bem estar dos outros
Beech; Chicory; Rock Water; Vervain; Vine

Beech (Fagus sylvatica)

Resumo: para aqueles que são demasiadamente críticos, arrogantes, intolerantes, racistas. Costumam julgar e condenar os outros. Irritam-se facilmente com hábitos, manias e jeito de ser alheios.
Nome popular: faia.

Coloração: vermelha.
Floração: abril e maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Mirabilis (Mirabilis jalapa / Bonina).

O perfil de quem necessita desta essência é aquela pessoa cuja crítica, intolerância e arrogância é muito grande. Muitos a consideram "ranzinza", chata, ranheta, petulante, etc. Aqueles que são mais frágeis sofrem com estas pessoas pois são criticadas e "crucificadas" o tempo todo.
Não buscam as qualidades positivas nas outras pessoas ou situações, mas sim os defeitos. Carecem de humildade e sentem-se superiores. São indivíduos rígidos e tensos que não tentam entender e nem se colocar no lugar do outro. Muitas vezes demonstram um prazer sádico em julgar e condenar.
São pessoas irritadiças que se incomodam com pequenas coisas, como gestos, modo de falar, hábitos, manias, etc. Sua tolerância a estímulos sensoriais (luzes, som, contato físico, dor, etc.) é bem baixa. Na realidade qualquer coisa que fuja daquilo que ele espera e gosta é fonte de irritação (baixa capacidade de resistência a frustração). Muitos são racistas.
Como são arrogantes perdem grandes chances de evoluir e aprender na vida, pois carecem da capacidade de percepção e avaliação dos próprios defeitos. São impacientes quando a situação não está de acordo com sua expectativa.
A essência Beech ajuda-os a resgatar sua capacidade de tolerância e compreensão das dificuldades alheias. Ajuda-os a perceber o lado bom das situações e dos outros. Ajuda-os a restaurar a humildade e assim sua capacidade de aprender e superar seus próprios defeitos.

Chicory (Chicorium intybus)

Resumo: para aquelas pessoas que estão sempre controlando os outros. São possessivas, egoístas e manipuladoras. Facilmente magoáveis, cobram constantemente atenção, Auto-piedade, Amor interessado,Carência afetiva.

Nome popular: chicória.
Coloração: azul.
Floração: julho a setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Chicorium (Chicorium intybus / Chicória).

As pessoas que necessitam de Chicory são carentes afetivas e possuem muito medo de serem rejeitadas ou deixadas de lado. Por isto dão amor, mas cobram, exigem, controlam. Elas podem dizer: "eu faço tudo por você e você não faz isto por mim?".
Elas interferem na vida alheia "só para ajudar". Organizam, criticam, mandam e cuidam dos outros e assim se consideram na condição de cobrar fidelidade, amor, obediência e dedicação daqueles a quem muitas vezes sufocam com seu amor egoísta. Facilmente ficam magoados, tristes, choram, e sentem-se desprezados. Nestas horas reclamam de ingratidão e mostram uma grande auto-piedade. São ciumentas e possessivas.
Quando crianças são birrentas e querem ser mimadas. Adultos e crianças podem chegar a simular doenças com a única função de terem as pessoas à sua volta. Usam e abusam da chantagem emocional. Ótimo para as mães possessivas que tem dificuldade em permitir que seus filhos cresçam e sigam sua própria vida.
Chicory ajuda estas pessoas a elevarem seu amor e dedicação a categoria do amor e do serviço desinteressado.

Rock Water

Resumo: para aqueles que são extremamente exigentes consigo mesmo e desejam ser um exemplo. Rigidez moral e negação de suas necessidades. Se auto-impõem férrea disciplina com a finalidade de atingir altos ideais. Auto-repressão e auto-martírio.

Nome popular: água de fonte.
Origem: fonte de propriedades curativas.
Coleta: junho e julho.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Phyllanthus (Phyllanthus niruri / Quebra-pedra).

Nem todas as essências tem sua origem em flores. Esta é uma delas (a outra é Chestnut Bud). Esta essência é feita a partir de água colhida de uma fonte reconhecida por seus poderes curativos e que se localiza em área onde não há poluição.
Rock Water é recomendado para aquelas pessoas que buscam altos ideais em suas vidas e que em nome destes ideais perdem sua flexibilidade e liberdade interior. Neste caso está o vegetariano radical que se impõem enormes restrições alimentares em nome de um ideal de saúde. Está também o religioso que se impõem um comportamento demasiado rígido. Está o pai de família que, desejoso de ser um exemplo perfeito para os filhos, adota uma postura excessivamente conservadora e tradicionalista. E outros tantos que, em nome de nobres ideais, acabam perdendo sua capacidade de adaptação e sua liberdade de ação. Eles deixam de governar suas vidas e passam a ser governados pelos ideais e teorias que aceitaram como sendo a verdade e o certo.
Eles se ligam a nobres e altos ideais, o que os faz sentir pequenos frente aos mesmos. Somente através da disciplina rígida e da máxima exigência eles sentem que poderão se aproximar destes ideais. Muitas vezes chegam ao ponto de martirizarem-se fisicamente, como no caso dos faquires. O mais comum é o martírio psíquico que se origina da disciplina excessiva a que se submetem. Nestas condições o prazer e o laser são vistos, muitas vezes, como perda de tempo. Eles perseguem a auto-perfeição e querem servir de exemplo para a sociedade.
São pessoas que possuem um rígido código de valores e regras morais. São sistemáticos, metódicos, perfeccionistas e sóbrios. Eles acreditam profundamente nos valores morais, éticos, religiosos e políticos que professam e se fecham para novas experiências e questionamentos. Seus pensamentos e sentimentos ficam enrijecidos e assim eles se afastam da possibilidade de aprendizagem e evolução constante.
Esta rigidez psíquica quase sempre provoca uma rigidez na musculatura corporal e uma tensão que se reflete no sistema circulatório. Problemas advindos deste processo podem ter sua resolução ajudada por esta essência.
Enquanto o tipo Vine busca dominar as outras pessoas. O tipo Rock Water busca se dominar.
A essência Rock Water ajuda estas pessoas a retomarem sua liberdade interior e a flexibilidade de adaptação ao mundo. Podem aprender a ser um pouco mais indulgente consigo mesmo e assim buscar seus ideais de forma mais suave.

Vervain (Verbena officinalis)

Resumo: para aqueles indivíduos que se entregam de modo extremado a uma causa ou idéia. Fanáticos, não toleram as injustiças. Tensos, muito ansiosos e estressados. Entusiasmo excessivo.

Nome popular: verbena ou camaradinha.
Coloração: lilás.
Floração: julho a setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Vervano (Stachytarpheta dichotoma / Gervão).

O indivíduo que necessita de Vervain é um sujeito idealista, impulsivo, impaciente, com muita força de vontade e energia interior. São pessoas capazes de realizar altos sacrifícios em nome de uma boa causa. E sempre encontram esta boa causa. Eles ficam profundamente entusiasmados com um ideal e realizam enormes esforços para levá-lo adiante.
Um paciente se descreve: "quando a professora pedia para eu olhar a classe eu me sentia como um xerife e não deixava uma única coisa passar sem que eu percebesse e anotasse. Eu era odiado...". Estas pessoas são assim, se esforçam até o último grau, e seus esforços são fontes de tensão para eles e para quem os rodeiam. Quando defendem uma causa tentam a todo custo conquistar apoiadores. Falam sem parar e expõem mil argumentos sem deixar espaço para o outro argumentar. Se contrariados ficam profundamente irritados e nervosos.
São pessoas trabalhadoras que raras vezes se permitem um descanso, pois "a causa me chama". Estão sempre pensando no que tem que ser feito. Eles utilizam demais a mente. Por serem ansiosas não conseguem relaxar a mente e o corpo. Estão sempre tensos e estressados e com isto são vítimas de dores de cabeça e tensão pelo corpo. Quando crianças são bastante agitadas e muito ativas. Esta é uma das essências recomendadas para crianças hiperativas.
Alguns ficam fanáticos, outros viram mártires. Muitos revelam uma ânsia e um desejo enorme de punição e agressão quando são frustados. Não aceitam a injustiça. Quando participam de uma situação onde consideram que há uma injustiça sentem-se impelidos a tomar partido.
A essência floral Vervain ajuda estes indivíduos a agir com mais equilíbrio e serenidade. Paz na mente e harmonia no ambiente passam ser tão importante quanto desenvolver um bom trabalho em prol de uma causa boa.

Vine (Vitis vinifera)

Resumo: para os autoritários, ambiciosos, inflexíveis, tirânicos e insensíveis. Buscam excessivamente o poder. As vezes são sádicos e cruéis. Para aqueles que procuram impor suas vontades sobre os outros. Personalidades muito fortes.

Nome popular: videira.
Coloração: verde.
Floração: varia de acordo com o local, normalmente em maio.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Thumbergia (Thumbergia alata / Carólia).

As pessoas que necessitam de Vine possuem uma personalidade forte. São líderes natos, pois possuem grande força de vontade, sede de poder e habilidade para resolver as situações mais difíceis. São seguros e confiantes. Porém, tendem a querer controlar tudo, pois desconsideram a capacidade alheia. São centralizadores e assim assumem uma enorme carga de responsabilidades.
Toda esta capacidade é usada de modo egoísta. Eles buscam a dominação e a imposição de suas vontades. São autoritários, exigentes, insensíveis e não toleram desafio à sua autoridade. Por vezes são cruéis e sádicos.
Não levam em consideração a opinião alheia, pois acreditam estar sempre certos. Não discutem, impõem. São inflexíveis, rígidos e se consideram superiores. São indivíduos tirânicos que não conseguem ser amorosos ou compreensivos. Muitas pessoas que sofrem com doenças como hipertensão, tensão muscular, impotência sexual e dores na coluna podem necessitar desta essência.
Para atingir seus ambiciosos objetivos não poupam esforços, passam por cima de quem precisar, manipulam, tratam mal, são duros e arrogantes com os outros. Mas quando lhes interessa podem se mostrar mais suaves e respeitadores.
A essência Vine ajuda estas pessoas a respeitarem a liberdade de ação dos outros. Aprendem a descentralizar seu poder e a usar a sua capacidade de liderança com respeito e benevolência. Eles aprendem a unir humildade com força de vontade e capacidade de realização.

Florais de Bach

Essências Florais para a solidão.
Heather; Impatiens; Water Violet

Heather (Calluna vulgaris)

Resumo: para aquelas pessoas carentes que querem atrair a atenção das pessoas para si e seus problemas. São egoístas e egocêntricas. Falam o tempo todo de si e monopolizam a conversação. Odeiam a solidão. Estão totalmente envolvidas com seus problemas.

Nome popular: urze.
Coloração: malva.
Floração: julho a setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Helianthus (Helianthus anuus / Girassol).

Todos nós, em algum momento da vida, passamos por uma fase Heather. Nesta fase queremos alguém que nos escute falar dos nossos problemas, das nossas ansiedades, dúvidas e realizações. Queremos atenção e afeição. Estamos profundamente carentes. O outro deve ser paciente para escutar nosso desabafo. Neste momento só estamos preocupados conosco, não nos preocupamos em dar espaço para o outro se colocar. Estamos absorvidos demais pelos nossos problemas para podermos dialogar, é monólogo que queremos. Nos sentimos sozinhos e ansiamos por companhia.
Algumas pessoas não passam por fases assim, elas são assim. Procuram público para escutar a sua verborragia, monopolizam a conversação, cansam os ouvintes com suas falas intermináveis, onde um assunto se acopla no outro e nunca termina. Geralmente falam rapidamente de tal forma que não dá espaço para que outro se coloque. As pessoas tendem a se esquivar, a saírem de perto. Mas eles são pegajosos e não deixam os outros se afastarem. Tentam manter o monólogo a qualquer custo, mesmo que tenha que segurar o braço do ouvinte. Sempre dizem "eu fiz isso", "eu estava em tal lugar", "eu sou capaz de", eu, eu, eu. Dramatizam e exageram as emoções.
São carentes e necessitam de atenção. Como são um incômodo, quem está perto quer ir embora. As pessoas de tipo Centaury, que tem dificuldade em se defenderem, é quem, muitas vezes, ficam agüentando-os. Odeiam a solidão. São egoístas e egocêntricos.
A essência Heather ajuda-os a desenvolver uma verdadeira empatia e preocupação pelos outros, de tal forma que diminua seu egoísmo e o egocentrismo.


Impatiens (Impatiens glandulifera)
Resumo: para aqueles indivíduos impacientes, irritados, inquietos, intolerantes, tensos e nervosos. Para a insônia, hipertensão, tensão física e estresses quando associados a este quadro. Para aqueles que falam, comem, andam e se movimentam rapidamente.

Nome popular: beijo.
Coloração: lilás.
Floração: julho, agosto e setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Impatiens (Impatiens balsamina / Beijo).

Para aquelas pessoas onde tudo acontece rápido. Elas são rápidas para pensar, para andar, para falar, para se irritarem, para perder a paciência. Tomam decisões precipitadamente e esperam resultados rápidos.
Geralmente são pessoas tensas e nervosas, pois não conseguem caminhar no ritmo dos outros. Gostam de trabalhar sozinhas para não sofrerem com a lerdeza alheia. Estão sempre estressadas. Em conseqüência é comum terem problemas digestivos e também musculares (cãibras, torções, dores, etc.). Devido a sua natureza rápida e impetuosa são pessoas propensas a sofrerem acidentes.
A essência Impatiens é um ótimo ansiolítico. Atua também sobre a insônia e a hipertensão ao desacelerar estes indivíduos. São altamente irritáveis, intolerantes e inquietos, demonstram facilmente sua contrariedade e raiva com a situação que não lhes agrada.
Eles tem uma grande dificuldade em "perdoar" os outros por não serem tão rápidos e hábeis quanto eles gostariam. Mas, o sofrimento maior é de quem não sabe perdoar. Eles sofrem porque estão constantemente frustrados e tensos pelas situações não ocorrerem exatamente na velocidade que gostariam. A essência floral Impatiens ajuda-os a serem mais tolerantes, mais gentis e compreensivos. Desta forma poderão readquirir a tranqüilidade perdida.

Water Violet (Hottonia palustris)

Resumo: para os indivíduos reservados, contidos, solitários, orgulhosos, com sentimentos de superioridade. Independentes, não interferem na vida alheia. São elitistas, desprezam os outros. Frieza emocional e grande auto-valoração.

Nome popular: violeta d’água.
Coloração: lilás claro.
Floração: maio e junho.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Tropaeolum (Tropaeolum majus / Capuchinha).

As pessoas que necessitam de Water Violet perderam sua humildade no isolamento a que se impuseram. Estão dominadas por sentimentos como arrogância, superioridade, desprezo, desdém, etc. Estes sentimentos refletem seu sofrimento interior que se origina do fato de não conseguirem se doar, se entregar e compartilhar com os outros.
Prezam tanto sua independência que normalmente se mostram indiferentes ao que acontece aos outros. Desta forma mantém uma distância salutar das outras pessoas. Poucos conseguem furar este bloqueio e serem seus amigos íntimos. Elas não se sentem atraídas para terem um bom vínculo social. Pelo contrário, as relações sociais e afetivas podem ser encaradas como risco de perda de liberdade.
São solitárias, reservadas e não gostam de ser o centro das atenções. Geralmente são pessoas talentosas e seguras que desempenham bem suas atividades profissionais. Isto é motivo de orgulho e deleite interior. Se estão consigo mesmas elas estão felizes e tranqüilas. Elas seguem o seu caminho, não interferindo no caminho dos outros e sem admitir que interfiram no seu caminho. Sendo assim, não é de estranhar que muitas façam a opção por uma vida mais isolada, seja como intelectual, cientista, ou monge.
Estas pessoas se sentem superiores e são orgulhosos, mas evitam comunicar seus sentimentos interiores. É por isto que são reservados e contidos. Esta atitude se revela no desprezo e no desdém com que se vinculam aos outros. A vida alheia não é problema meu, diria o tipo Water Violet.
Estas pessoas precisam aprender a conjugar sabedoria e humildade. Precisam aprender a retomar o prazer em compartilhar, em conviver e trocar com o próximo. Elas precisam reaprender a ter alegria e prazer em fazer parte da vida humana.


Florais de Bach

Essências Florais para a falta de interesse
nas circunstâncias atuais
Chestnut Bud; Clematis; Honeysuckle; Mustard; Olive;White Chestnut; Wild Rose.

Chestnut Bud (Aesculus hippocastanum)

Resumo: Para aqueles que estão sempre repetindo os mesmos erros. Dificuldade de aprendizado.

Nome popular: botão da Castanheira-da-Índia.
Coloração: verde.
Floração: abril e maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Salvia (Salvia officinalis / Salvia).


Esta essência não é extraída de uma flor. Sua extração é feita a partir do botão da castanheira-da-índia. Quando este botão desabrocha se transforma na flor da essência White Chestnut.
Esta essência está diretamente relacionada com a capacidade da pessoa transformar suas vivências e as vivências alheias em aprendizado e maturidade. Quando não há aprendizado repetimos os mesmos erros. Isto pode acontecer por falta de interesse, falta de observação, ou por esquecimento do passado.
Possuem uma visão superficial das situações e estão pouco interessados em perceber quais são as suas dificuldades e erros. O auto-conhecimento não é buscado. Muito pelo contrário, as experiências, principalmente as ruins, são deixadas de lado rapidamente.
É comum estas pessoas apresentarem doenças periódicas. As crianças que necessitam da essência de Chestnut Bud são distraídas, esquecidas e lentas no aprendizado.
A essência Chestnut Bud ajuda estas pessoas a transformarem as experiências em aprendizado. Este processo de aprendizagem acontece a partir do ato da pessoa enfrentar seu passado. Ele avalia suas experiências, avalia seus erros e acertos, e assim consegue superar suas dificuldades.

Clematis (Clematis vitalba)

Resumo: para os distraídos, desatentos, que vivem sonhando acordado. Para a perda dos sentidos. Sonolentos, indiferentes.

Nome popular: clematis.
Coloração: branca.
Floração: julho a setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Rosmarinus (Rosmarinus officinalis / Alecrim).


Existem pessoas que não conseguem se fixar no aqui-agora. Elas estão sempre "voando", buscando nos sonhos o prazer que não conseguem desfrutar no presente. Acabam vivendo superficialmente o presente, e por isto tem dificuldade em guardar detalhes. A memória fica, assim, prejudicada.
Como são distraídos, estão mais propensos a se envolverem em acidentes. Cair, trombar, cortar, etc. tende a ser mais comum neste tipo de personalidade. Sua capacidade de concentração é baixa, o que pode levar a baixos resultados na aprendizagem.
Eles vivem presos em seus próprios mundos de fantasias. Com isto seu interesse pelo mundo real decai. Costumam ficar sozinhos curtindo seus devaneios sem sentir a falta de ninguém. Seu olhar fica "solto" ou "perdido", se tornam mais passivos e indiferentes ao que acontece. As atividades cotidianas podem ser prejudicadas pois é comum apresentarem soluções "fora da realidade" para os problemas mais corriqueiros. São imaginativos e criativos, mas com pouco senso prático. . São sonolentos.
É muito útil quando ocorre perda dos sentidos, estados de coma, em caso de acidentes e em situações estressantes em que a pessoa tem que manter o pé no chão
A essência Clematis ajuda estas pessoas a "encarnarem-se de verdade" no aqui-agora. Ajuda-os a aprender a viver o mundo real tendo prazer.

Honeysuckle (Lonicera caprifolium)

Resumo: para aqueles que vivem lembrando do passado com pesar e saudade. Nostálgicos, saudosistas. Para aqueles que ficam presos nos erros que cometeram, nas oportunidades que perderam no passado e na vida que passou. Desinteresse pelo presente.

Nome popular: madressilva.
Coloração: rosa escuro e branca.
Floração: junho, julho e agosto.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Madressilva (Lonicera caprifolium / Madressilva).

As pessoas que necessitam da essência Honeysuckle possuem uma grande limitação na capacidade de se adaptar a novas situações. O presente chega, mas elas ainda estão emocionalmente ligadas ao passado. Elas sentem saudades de sua terra natal, lembram-se de suas infâncias, dos entes queridos que partiram, do namoro que não deu certo. Em vez de reconstruírem a vida no presente eles refugiam num passado idealizado.
Geralmente são indivíduos sentimentais que não conseguem se desapegar dos lugares, pessoas e situações. Qualquer separação, despedida, distância, ou mudança de vida significa um sofrimento muito grande.
Eles ocupam suas mentes com o passado, o presente perde o "brilho" e o futuro fica sem razão de ser. São nostálgicos e saudosistas. Muitas vezes passaram por situações traumáticas que fazem questão de "não resolver" (um luto de anos pela morte de um ente querido, por exemplo).
Uma grande parte destes indivíduos são conservadores. Eles se apegam a hobbies e valores que identificam como ligados ao passado, como música clássica, modelos de roupas mais tradicional, etc. Muitos se ligam a movimentos de preservação da memória ou movimentos folclóricos.
Estas pessoas tem uma grande dificuldade em transformar os acontecimentos do passado em amadurecimento na vida presente. Ao ficarem presos ao passado perdem a chance de evoluírem no presente e construir um futuro melhor. A essência Honeysuckle ajuda estas pessoas a se desapegarem do passado, transformarem suas vidas no presente e estabelecerem novos vínculos com novas pessoas, lugares e situações. O passado passa a fazer parte da vida de modo equilibrado.

Mustard (Sinapsis arvensis)

Resumo: para aqueles que padecem de profunda melancolia e depressão de caráter cíclico e sem uma causa definida. Tristeza, desesperança.

Nome popular: mostarda.
Coloração: amarela.
Floração: maio, junho e julho.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Sinapsis (Sinapsis arvensis / Mostarda).

A essência Mustard ajuda aquelas pessoas que de repente e sem motivo aparente se vêem desesperadas, profundamente melancólicas e depressivas. Um paciente descreve esta situação assim: "é como se de repente o sol começasse a ir embora e uma noite feia, sem lua e estrelas tomasse conta da minha vida. Eu só sinto vontade de chorar...". Nesta situação podem ficar por dias, semanas, meses e nos casos mais graves por anos. Da mesma forma que apareceu vai embora. O problema normalmente é cíclico, com inúmeras fases de recaída.
Quando em crise, estas pessoas perdem o interesse no que acontece ao seu redor, tendem ao isolamento e a introversão, se tornam letárgicos, sem prazer nos alimentos, na música, etc. Apresentam um olhar opaco e triste. Muitas vezes a depressão pode ser mascarada por dores de cabeça, insônia, distúrbios digestivos, etc.
Tudo acontece sem uma razão aparente ou um fato exterior que seja reconhecido como desencadeante. Porém, no mais íntimo da alma, no plano do inconsciente, estão escondidas forças cármicas que atuam sobre nossa mente nos forçando a passar por experiências importantes para a nossa evolução. Possivelmente, a origem do problema está em compromissos cármicos cuja origem e compreensão estão além dos limites desta vida.
A essência Mustard ajuda o indivíduo enfrentar a situação com serenidade e compromisso com sua evolução, pois a superação do problema envolve o esforço de todo o ser para reorientar sua vida.

Olive (Olea europaea)

Resumo: para aquelas pessoas que se sentem exauridas física e psiquicamente. Esgotamento total, sem força, cansaço. Esta essência ajuda a pessoa a se fortalecer e a recuperar o equilíbrio vital.

Nome popular: oliveira.
Coloração: branca.
Floração: varia de acordo com o local, mais comum em maio.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Sempervivum (Helichrysum bracteatum / Sempreviva).

A oliveira, que é nativa do Mediterrâneo, é bastante conhecida devido ao tão popular azeite de oliva. Ela também é conhecida pela sua participação em momentos chaves da história, é um ramo de oliveira que Noé recebe como prova do fim do dilúvio, e é no Jardim das Oliveiras que Jesus reza nos seus derradeiros momentos de liberdade. O simbolismo relacionado a oliveira nos fala de paz, harmonia, regeneração, renascimento e força.
A essência floral desta planta ajuda a restabelecer a paz na mente e a fortalecer o corpo daqueles que sentem que sua reserva de força está se esgotando. Esta exaustão pode aparecer naqueles que lutam contra enfermidades prolongadas, naqueles que levam uma vida estressante com pouco tempo de repouso e laser, naqueles que estão submetidos a pressões internas ou externas fortes, naqueles que estão submetidos a acúmulos de atividades e esforços desgastantes.
A essência Olive ajuda na superação desta fadiga física e mental extrema. Ela ajuda na regeneração do equilíbrio vital e desperta a pessoa para a necessidade de aprender a utilizar mais adequadamente sua energia.
Esta essência se mostra particularmente útil quando utilizada com aqueles que passam por convalescência prolongada ou se submetem a tratamentos de saúde bastante delicados.

White Chestnut (Aesculus hippocastanum)

Resumo: para aqueles que sofrem com pensamentos repetitivos que se fixam na mente. Para o diálogo interno constante e incontrolável que atrapalha a concentração e desgasta a pessoa. Pensamentos indesejados e obsessivos que não deixam a mente em paz.

Nome popular: castanheira-da-Índia.
Coloração: branca.
Floração: maio e junho.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Momordica (Momordica charanthia / Cipó-de-São-Caetano).

Para aquelas pessoas cuja própria mente tornou-se fonte de seu tormento. Elas são tomadas por pensamentos persistentes e recorrentes que não permitem um minuto de descanso. Elas tentam, mas não conseguem deter este verdadeiro jorro de pensamentos. Pode-se ficar por dias repassando obsessivamente uma situação sem maior importância.
É como se a pessoa estivesse com um disco furado tocando e aquele pedaço da música ficasse sempre repetindo. A tensão mental fica muito grande, predispondo a irritação, insônia, depressão, baixa de aprendizado, dificuldade de memória, cansaço, baixa concentração, etc.
Sua mente também se transforma em sede de diálogos internos intermináveis. Possuem uma sede enorme de entender tudo o que acontece. Dia e noite, noite e dia, a mente está funcionando a mil por hora. Não há momento de paz e nem de sossego.
As pessoas que necessitam de White Chestnut são prisioneiras dos seus pensamentos e gostariam de verem-se livres desta prisão. As pessoas que necessitam de Clematis usam seus pensamentos para fugir da realidade, geralmente eles obtém prazer com suas fantasias.
A essência White Chestnut ajuda estas pessoas a retomarem algum controle sobre seus pensamentos. Restitui a paz na mente, a calma e a serenidade.

Wild Rose (Rosa canina)

Resumo: para aqueles apáticos, sem ambição, resignados com a vida. Insensibilidade emocional, não se entusiasmam com nada. Desvitalizados, fadigas constantes, fatalistas. Entregam-se sem lutar.

Nome popular: rosa canina ou rosa silvestre.
Coloração: rosa ou branca.
Floração: junho a agosto.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Rosa Canina (Rosa Canina / Rosa-silvestre).

A essência Wild Rose ajuda a retomar o interesse e o gosto pela vida, pois estas pessoas desistiram de vida. São pessoas desvitalizadas, frustradas, infelizes, sem iniciativa ou vontade de transformar sua condição. São extremamente passivas e insensíveis emocionalmente. Não ligam para o que acontece porque não gostam e nem deixam de gostar. Alimentam esta indiferença e esta falta de vontade em todos as áreas da vida. São apáticos e resignados.
Sente que a vida familiar, social e profissional é insatisfatória. Mas não procuram melhorar porque estão acomodados e também porque estas mudanças requerem esforço. Muitos são preguiçosos, letárgicos, sonolentos e possuem uma feição que não expressa sentimentos. Levam uma vida monótona, cansativa e com perspectivas pessimistas.
Falta-lhes dinamismo, alegria pela vida, vontade de lutar e de vencer. Falta-lhes acreditar que eles tem em suas mãos a capacidade de transformar suas vidas. Falta-lhes acabar com a resignação frente as condições adversas da vida. São pessoas aborrecidas e monótonas, que pouco contribuem com os outros.
Algumas destas pessoas desenvolveram esta forma de ser em conseqüência de situações traumáticas que não conseguiram superar. Um bom exemplo é a pessoa que sofreu uma profunda desilusão amorosa e que não consegue mais estabelecer vínculos afetivos, deixando de lado qualquer ilusão ou esperança de um novo recomeço. Neste caso, os homens tornam-se todos iguais: não despertam seu afeto, que permanece entorpecido.
A essência Wild Rose ajuda a pessoa a romper com a apatia frente a vida. Ajuda a que a vida verdadeira volte a pulsar e a vitalidade renovada crie novas oportunidades, traga novas amizades e interesses. Alegria e realização pessoal são ideais que estes indivíduos passam a buscar.


Florais de Bach

Essências Florais para a indecisão
Cerato; Gentian; Gorse; Hornbeam; Scleranthus; Wild Oat.



Cerato (Ceratostigma willmottianna)

Resumo: para aqueles que não confiam em suas próprias opiniões e sempre procuram apoio na opinião alheia. Falta auto-confiança para decidir por si, sem os conselhos dos outros.

Nome popular: plumbago.
Coloração: azul.
Floração: agosto e setembro.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Emilia (Plumbago capensis / Bela-emília).


O tipo psicológico daqueles que necessitam de Cerato corresponde à pessoa que possui fraca convicção, que tem dúvidas na tomada de decisão (por mais simples que seja), e é dependente, passivo e sugestionável. Constantemente mudam de opinião, uma vez que é sempre difícil escolher entre as opções que a vida lhe oferece. Seu erro é não confiar em sua intuição e no seu conhecimento.
Possuem uma opinião própria, mas não confiam nela. Ficam, assim, requisitando a opinião dos outros e acabam seguindo o que lhes é aconselhado. Muitas vezes admitem que erraram ao seguir a opinião alheia em vez da sua própria. Mas não aprendem a confiar em si e voltam a cometer o mesmo erro.
Se ficam doentes, estão sempre inclinados a experimentar um novo tratamento que lhes recomendaram. Se vão comprar uma roupa sentem-se mais seguros se compram algo que está obviamente na moda. Desta forma estão sempre seguindo e imitando os comportamentos e idéias alheias.
A essência do Cerato vai ajudar este tipo a desenvolver uma forte convicção interior, segurança, liberdade de escolha e de pensamento.
A dúvida do tipo Scleranthus é decidir entre duas alternativas. Quando decide é uma decisão pessoal. As dúvidas do tipo Cerato acontece por ele não confiar em sua própria opinião e pedir ajuda aos outros para decidir. Normalmente segue a opinião alheia.

Gentian (Gentianella amarella)

Resumo: para aqueles que sofrem de depressão por um motivo identificável. Para os desanimados, pessimistas e céticos.

Nome popular: genciana.
Coloração: roxa.
Floração: agosto e setembro.Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Sonchus (Sonchus oleraceus / Serralha).


Para os indivíduos que são tão negativos e sem fé que qualquer obstáculo torna-se intransponível. São pessoas que desistem facilmente e por este motivo amargam inúmeras derrotas, o que torna-os ainda mais desanimados e negativos. Seu ceticismo faz com que dificilmente tentem uma mudança no seu modo de ser e assim não há melhora na situação de vida.
Quando estão desanimados ou depressivos sabem dizer o porque. Seu estado de humor inclui depressões profundas e melancolia, sempre com causa definida. A causa pode ser a morte de um filho, um emprego que não foi conseguido ou uma prova que será muito difícil. O sofrimento destas pessoas se perpetua por elas não perceberem que o maior obstáculo a ser superado é sua falta de fé e perseverança, que mina toda a motivação de uma transformação da vida. A essência floral Gentian ajuda estas pessoas a resgatarem a fé e a esperança, que são a base para que elas perseverem e venham a ser vitoriosas na vida.
Os obstáculos e problemas de nossa vida devem ser considerados como um estímulo para que estejamos sempre nos aperfeiçoando e evoluindo. Portanto, a vida nos cobra que tenhamos força interior, confiança e fé para que possamos superar estes obstáculos. Esta é a lição que a essência Gentian nos ensina.
Útil para as crianças que não perseveram na escola, em cursos e nos deveres em geral.
Gentian atua sobre depressões de causa definida, Mustard atua sobre depressões cujas causas são desconhecidas.


Gorse (Ulex europaeus)

Resumo: para os que perderam a fé e a esperança e acham que não vale a pena continuar lutando. Humor sombrio, desistência, fatalistas.

Nome popular: tojo.
Coloração: amarelo.
Floração: abril, maio e junho.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Aleluia (Oxalis corniculata / Aleluia do campo).


Os indivíduos que necessitam de Gorse acostumaram a ver a vida de forma negativa, fatalista e derrotista. Desta forma a vida torna-se pesada e a pessoa fica desesperada e desalentada. Gorse ajuda-os a senti-la de forma mais leve, sustentada por otimismo, fé e esperança.
Para a pessoa lutar ela tem que achar que vale a pena. Uma pessoa que padece de doença crônica e que já tentou inúmeros tratamentos pode chegar a conclusão que o melhor é se resignar e "não se iludir mais". A perda da fé é o aceitar da derrota. Seu final é certo e infeliz. Nestas horas, fazer o mínimo torna-se desnecessário e difícil.
Normalmente são pessoas que já fizeram muitas tentativas e que não foram bem sucedidas. Elas acabaram desistindo. Seu único pensamento é que é inútil continuar a luta. Com a perda da fé o indivíduo torna-se apático, desvitalizado e com um olhar sem brilho e "perdido".
Esta essência deve ser utilizada sempre que existam situações que estão minando a fé e a esperança da pessoa. Situações como crises, doenças, momentos de transformação na vida, etc. Quando o quadro é crônico é comum que a pessoa já esteja acostumada à situação e não perceba o quanto está sem fé e esperança. Neste caso o sofrimento se mantém, mas o desconforto com o inusitado da situação diminui.


Hornbeam (Carpinus betulus)

Resumo: para aqueles indivíduos que sentem cansaço físico e mental. Fadiga, sobrecarga, preguiça matinal, rotina desgastante. Ajuda nos momentos de readaptações de vidas (casamentos, luto, mudança de cidade, etc). Desinteresse pelas tarefas cotidianas.

Nome popular: carpino.
Coloração: verde.
Floração: abril e maio.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Foeniculum (Foeniculum vulgare / Funcho).

O indivíduo que necessita de Hornbeam apresenta fadiga mental e física cuja origem está principalmente no plano mental. A pessoa pode acordar de manhã exausta e com dificuldade de encarar mais um dia pela frente, mas tão logo entra no ritmo de trabalho o cansaço vai embora. Ela pode passar o dia fadigada, mas se algo diferente acontece e a desperta para a vida, a fadiga simplesmente desaparece. Apesar de acreditar que não tem forças para agüentar a sobrecarga em sua vida, ela consegue realizar suas tarefas diárias.
A origem do problema está no fato da vida ter se tornado automática e sem entusiasmo. As tarefas rotineiras são tediosas. Projetos e planos não conseguem entusiasmá-los. A mente está bloqueada e desvitalizada. Não conseguem ter prazer com o que fazem. Desta forma a vida torna-se um fardo difícil de carregar.
O seu dia-a-dia é rotina. Como falta envolvimento, estão sempre adiando ou realizando as coisas de forma lenta. É comum serem indivíduos que possuem ocupações sedentárias nas quais o plano mental ocupa um espaço desproporcional e que quase não praticam exercícios físicos.
É muito útil nos momentos em que vivemos processos de readaptações, quando a quantidade de novidades na vida é tão grande que precisamos fazer um esforço enorme para conseguirmos "digerir" tudo o que acontece. São situações como casamento, luto, mudanças de cidades, de emprego, etc.
Vitalidade e envolvimento com a vida, estas são as duas qualidades que Hornbeam ajuda a desenvolver. Como prêmio as idéias ficam mais claras, o corpo com mais força e a vida mais prazerosa.
Diferenças entre o cansaço Hornbeam e Olive: o cansaço Olive se origina de uma fadiga física e mental extrema decorrente da exposição da pessoa a situações internas ou externas extenuantes. O cansaço Hornbeam tem origem mental, e tão logo sua situação mental muda a fadiga desaparece. Em Olive a pessoa precisa regenerar e renascer. Em Hornbeam há a necessidade de vitalidade e envolvimento.

Scleranthus (Scleranthus annuus)

Resumo: para aqueles que oscilam entre duas diferentes opções. Indecisos, confusos, hesitantes, instáveis. Mudam abruptamente de opiniões e de estado de ânimo. Excêntrico.

Nome popular: craveiro.
Coloração: verde.
Floração: julho e agosto.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Ficus (Ficus carica /Figueira).

Na vida temos que escolher entre duas opções a todo momento. Decidimos se uma roupa está boa ou não, se vamos à uma festa ou não, se vamos viajar com uma turma de amigos ou não. Para algumas pessoas esta tomada de decisão é algo tão penoso que gera muita angústia. Elas simplesmente não são capazes de tomar uma decisão e se fixarem nela. Elas ficam desorientadas, hesitam em suas decisões e opiniões, mudam de idéia e de humor. Aqueles que convivem com estas pessoas as consideram volúveis e pouco confiáveis.
O humor pode oscilar entre extremos. Em um momento podem estar bem, para em seguida estarem tristes. Esta oscilação reflete um forte desequilíbrio interno. São constantemente pessoas excêntricas.
Quando criança querem brincar com todos os brinquedos ao mesmo tempo pois não sabem qual escolher. E não param quietas, porque suas oscilações as levam "para lá e para cá".
Esta instabilidade pode se refletir inclusive no plano corporal. Desequilíbrios físicos, tonturas, enjôos, podem ser sintomas de que a pessoa precisa desta essência.
A essência Scleranthus ajuda estas pessoas a adquirirem um equilíbrio pessoal e a terem uma direção em suas vidas.
As pessoas que necessitam de Scleranthus mudam facilmente de opinião e após decidir algo ainda existe dúvida, mas sempre decidem pela sua cabeça. As pessoas que podem ser ajudadas por Cerato tem dúvidas sobre sua capacidade de decidir. Elas solicitam a opinião alheia para terem um outro parâmetro para seguirem como exemplo.

Wild Oat (Bromus ramosus)

Resumo: para aqueles que não descobriram sua vocação e estão insatisfeitos ou indecisos com o caminhar de suas vidas. Aborrecidos e entediados com o dia-a-dia, profissionalmente frustrados, incapazes de planejar a vida.

Nome popular: bromo.
Coloração: verde.
Floração: julho e agosto.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Origanum (Origanum majorana / Manjerona).

Esta essência ajuda aqueles que ainda não descobriram sua vocação e seu caminho nesta vida. Por isto estão sempre "pulando de galho em galho" sem que fiquem satisfeitos ou sintam-se realizados. É para aquele sujeito que muda várias vezes de emprego porque não sabe o que quer. Para a pessoa que tem inúmeras idéias e projetos e que termina por fazer várias experiências na vida sem se firmar em nenhuma.
São pessoas que, por não terem idéias definidas, por não conhecerem sua vocação e nem saberem de suas reais potencialidades e aptidões, não conseguem encontrar satisfação com o que fazem. Geralmente são ambiciosas e pensam em concretizar projetos importantes. Não conseguem realizar estes projetos, assim ficam frustradas e desiludidas. O dia-a-dia torna-se um tédio.
A essência floral Wild Oat ajuda estas pessoas a encontrar sua vocação interior. Ajuda a que os projetos e idéias fiquem mais definidos e de acordo com suas aptidões e potencialidades. Assim é possível planejar e administrar os pequenos passos que vão levar a realização dos objetivos maiores da vida.
Muito utilizado para ajudar os adolescentes a escolher a profissão. Importante também quando adultos estão pensando em mudar de profissão mas tem dúvidas do caminho a seguir.

Florais de Bach

Composto Floral


Rescue (Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum, Clematis, Star of Bethlehem).

Resumo: composto floral desenvolvido para ajudar as pessoas nas situações de emergência e para os primeiros socorros. Utilizado quando a pessoa vai enfrentar ou está enfrentando situações de grande tensão física, psíquica ou emocional.
Rescue é um composto floral desenvolvido pelo Dr. Bach para as situações de emergência e para os primeiros socorros. Serve quando a pessoa está passando ou está na iminência de passar por uma situação de forte tensão física, psíquica ou emocional. Deve ser tomado após um acidente, antes de ir ao dentista ou fazer uma prova de final de curso, após a perda de um ente querido, etc. Também serve para aquelas pessoas que estão submetidos a situações estressantes continuas (ex: pessoas que trabalham dentro dos distritos policiais sob o risco constante de motins). Em todos estes casos o composto Rescue ajuda a superar o problema de forma mais positiva. Muitos o consideram como "o confortador".

É constituído por cinco essências:
Star of Bethlehem: para as situações traumáticas.
Rock Rose: para o pânico e o desespero.
Impatiens: alívio da tensão mental extrema.
Cherry Plum: para aumentar o nível de controle sobre suas atitudes.
Clematis: para aumentar a consciência da pessoa, abalada pela situação crítica.

Por ser tomado em momentos de crise, este composto é utilizado comumente em altas dosagens. Uma pessoa em estado de choque pode tomá-lo aos goles diluído em água até a melhora de sua situação. Em caso de profunda tensão psíquica pode-se tomar quatro gotas de cinco em cinco minutos até a estabilização do quadro. Quando o quadro está estabilizado pode-se ir diminuindo a dosagem até que chegue as quatro gotas quatro vezes ao dia.
Obs: o uso do Rescue não substitui a busca de socorro médico de urgência.

Florais de Minas: no sistema floral de Minas existem dois compostos florais que fazem o mesmo papel do Rescue.
No caso do Buquê de 9 flores é ampliado o número de essências componentes.

Buquê de 5 flores (Impatiens, Psidium, Bipinatus, Rosmarinus e Tagetes).

Buquê de 9 flores (Impatiens, Sambucus, Bipinatus, Rosmarinus, Tagetes, Arnica Campestre, Aleluia, Origanum, Artemísia.).

Florais de Saint Germain I

Abundância (Plectranthus numularis)

Conecta-nos com a energia da abundância e da confiança na providência Divina. Neutraliza emoções negativas e conforta.
Curiosidade: A denominação nummularius, do nome científico em latim desta planta, quer dizer o banqueiro.


Algodão (Gossypium religiosum)

O floral Algodão trabalha a visão e a audição no nível da alma. Faz a limpeza, remove obstáculos (bloqueios) em nossa audição suprafísica. Refaz a conexão de nossa personalidade com nosso Eu Superior. Essência floral benéfica para pessoas que ocupam cargos em posição de comando: governantes, líderes revolucionários, líderes políticos, dirigentes sindicais, etc. Atua também em nossos corpos físico e sutis, costurando rombos em nossa aura causados por traumas físicos e psíquicos, ou produzidos pela mediunidade forçada e não natural no indivíduo. Na fitoterapia o Algodão é usado nas afecções do ouvido, combate algumas doenças de pele: espinhas, cravos, herpes, bouba (doença infecciosa causada pelo Treponema pertenue), cura feridas (também uso tópico), alivia dores de queimaduras. Combate enfermidades próprias da mulher: ausência de menstruação, menstruação dolorosa, hemorragia do pós-parto, inflamação do útero e do ovário. Provoca contrações uterinas nas retenções de placenta, devolvendo às paredes do útero suas funções naturais. É eficiente na expectoração com sangue, combate as hemorragias, favorece a digestão, é auxiliar nas afecções e no funcionamento das vias urinárias. Tem propriedades diuréticas, atua contra os catarros, desinteria, diarréia e enterite.

Allium (Allium)

Desfaz encantamentos. Traz potente proteção aos ataques de forças psíquicas astrais e conseqüentes vampirismos. É um poderoso desobsessor. O floral Allium devolve a calma, o discernimento, atua como floral coadjuvante nos estados de: esgotamento físico e psíquico, insônia, hipocondria, atua contra hóspedes indesejáveis, hipotensão, anorexia, distúrbios metabólicos, obesidade, menstruação atrasada. Próprio para anular o “mau olhado” e conseqüentes bocejos. Nas gripes fortes usar 4 gotas de 15 em 15 minutos até desaparecer os sintomas .A composição química do alho encerra ação terapêutica porque é rico em vitamina C, potássio, ácido salicílico, nitrato de sódio e magnésio. Atua beneficamente no centro de formação do sangue. Traz benefícios para o aparelho digestivo, vias respiratórias e vias urinárias. É diurético, depurativo e estimulante. Indicado no tratamento da anorexia. Expulsa vermes, mesmo a solitária. Regulariza o peristaltismo. Combate toxinas intestinais. É usado contra loucura provocada por mordida de cachorro louco. Seu uso é eficiente nas gripes, resfriados, febres, tosses, bronquites, dor de ouvido, catarros bronquiais agudos e crônicos, deficiência de vitamina C, é anti-séptico. Coadjuvante nos tratamentos: afecções dos rins, da vesícula, do pâncreas, do fígado, distúrbios metabólicos, obesidade, degeneração dos vasos sangüíneos, abscessos, picadas de abelhas, areias e pedras na bexiga, diabetes, é depurativo do sangue, combate o ácido úrico, cálculos, cólera, difteria, malária, tifo, úlceras, úlceras purulentas, picadas de animais venenosos, combate a prisão de ventre, flatulência estomacal, varizes, é vermífugo e antiinflamatório. É útil uso externo e interno contra calos, verrugas, sarna, impingens, tinha e manchas da pele.


Aloe (Aloe vera)

Trabalha a baixa auto-estima. Para os que foram traídos e carregam o sentimento de desvalorização por se sentirem hostilizados, carregam um sentimento de inadequação, sentimento de negação de sí mesmos, sentimento de solidão. A energia desta essência floral vem mostrar a importância de se sentir viva e da disposição de seguir em frente com alegria e com o coração aberto, sem medo. A cristalização desta energia Aloe pode se manifestar no físico como: colite, taquicardia, flatulência, hemorróidas, irritação no cólon. Na Fitoterapia é usado topicamente nas inflamações, nas queimaduras, nos eczemas e nas quedas de cabelo. Esta planta é cicatrizate, atua como resolutivo sobre tumores, é laxante, anti- séptica, auxiliar nas inflamações: dos olhos, do fígado e do estômago. É utilizada na prisão de ventre; como elixir do fígado, facilita a secreção biliar, combate oftalmias, auxiliar no tratamento dos orgãos genitais, como regulador menstrual.


Amygdalus (Amygdalus persica)

Trabalha os aspectos negativos da personalidade que correspondem ao nono e ao décimo mandamentos: não desejar a mulher ou o homem do próximo e não cobiçar as coisas alheias. Não colocar impecílios para se conviver. Trabalha as fantasias conscientes e inconscientes. Quando a pessoa insiste nesta atitude negativa, a culpa surge velada com suas consequências, o bloqueio do chacra da criatividade, o chacra laríngeo que se cristaliza no físico como afecções: da garganta, renais, intestinais, do fígado, da visícula e genitais; o descontrole da pressão arterial (alta ou baixa), erupções cutâneas, má digestão, prisão de ventre, anemia, diabetes e reumatismo. Na Fitoterapia o pessegueiro é utilizado como calmante, nas dores dos olhos, nas menstruações dolorosas, nas hemorragias por ferimentos, gota, inflamações, atua beneficamente nas contusões e nas gangrenas, úlceras (principalmente intestinais), nevralgias, auxiliar no tratamento da coqueluche, auxiliar no tratamento da tuberculose pulmonar, herpes, dores reumáticas. Combate o vômito na gravidez, desperta o apetite (aneroxia) erupções cutâneas em geral, ativa a secreção biliar, combate a tosse, é regulador menstrual, auxiliar no tratamento dos orgãos genitais. É cicratizante, vermífugo, combate as hemorróidas, laxativo e diurético.


Arnica Silvestre (Solidago microglossa)

É uma essência floral emergencial; indicada para as situações em que há o comprometimento dos corpos físico e suprafísicos, nos traumatismos, nas fortes contusões, nas torções e ferimentos. Indicada para o pré e pós-operatório. A essência floral Arnica Silvestre trabalha os ferimentos morais. É indicada para os que sofreram abusos, e aos que abusam na alimentação, nas bebidas e nas drogas. Indicada também nos casos de rompimento de aura devido a mediunidade forçada. Arnica Silvestre traz para a consciência o mais profundo do auto conhecimento para se curar e perceber o desequilíbrio e transmutar. Floral indicado para os que não têm pleno controle do se que é capaz.

Begônia (Begonia semperflorens)


Essa essência floral é própria aos que estão na senda da espiritualidade. Precisam resgatar a pureza da criança interna para acessar o Oráculo interno e se descobrir. Trabalha o desbloqueio do canal dessa comunicação que é feita por nossa alma. É um floral desobstruente e de limpeza. A Begônia é empregada na fitoterapia para combater o catarro da bexiga, as desinterias, o escorbuto, as cólicas, as dores e as aftas; é refrigerante, desinflama as gengivas. É usada popularmente para tirar as manchas de roupas.


Bom Dia (Tibouchina holoseriacea)

Para os que têm dificuldade de acordar pela manhã. Quando obrigados a acordar cedo ficam mau humorados e irados o dia todo. É uma depressão camuflada. São pessoas sensíveis que têm dificuldade de enfrentar o peso normal da vida no dia-a-dia. Bom Dia traz a energia da disposição e da alegria de enfrentar a vida e seus desafios de maneira natural.

Capim Luz (Panicum flavum)

Trabalha a limpeza de traumas violentos causados por asfixia. São fortes traumas gravados no inconsciente, estados de desespero e pânico ocorridos em vidas passadas, registrados no corpo de memória (corpo etérico). Trabalha a emoção difícil de se acessar e regastar, atinge a complexidade. Esse processo traumático inconsciente se manifesta no corpo físico através das bronquites asmáticas

Capim Seda (Panicum melinis)

No nível da alma vem desfazer o bloqueio do fluxo natural energético que está impedindo a realização dos reais propósitos da alma. É para quando a alma se desviou do seu caminho por interferência de outros, e não encontra mais a saída, está aprisionada em uma situação mental ou emocional claustrofóbica. Este bloqueio energético se cristaliza no corpo físico como bronquite alérgica. Na farmacopéia caseira é usado para combater a febre do feno e atua também como um profundo purificador das vias respiratórias inferiores

Cidreira (Cymbopogum citratus)

Ter controle sobre seus próprios pensamentos. Sentem dificuldade de se deixar fluir naturalmente no viver diário e ante qualquer imprevisto. Situações que provocam estados severos de ansiedade, histerismo, nervosismo, apreensão e insônia, não conseguem se desligar das preocupações diárias ao dormir. O floral Cidreira é indicado também para os que têm uma vida muito sobrecarregada, sentem uma constante sensação de que não vão conseguir dar conta dos seus afazeres e das suas obrigações; para os que estão vivendo situações de estresse. O bloqueio dessa energia pode causar a elevação da pressão sangüínea, por causa da retenção de líquido no organismo. O floral Cidreira vem curar a mente. Na Fitoterapia é usado como analgésico, combate dores em geral e o reumatismo. É usado também como antiespasmódico, útil nos espasmos musculares, na excitação nervosa, é sedativo e sudorífero. Combate as afecções do estômago.

Curculigum (Curculigo recurvata)

Trabalha o limite. Essência floral indicada para os que têm dificuldade de estabelecer o seu limite aos outros. Traz a energia da força e da determinação em demarcar sua área de atuação individual mental, emocional e física, permitindo à alma retornar ao caminho do qual nunca deveria ter saido. Floral indicado para as pessoas que têm dificuldade de dizer não quando necessário. Essência floral muito útil para os que têm a aura rompida.

Dulcis (Hovenia dulcis)

Traz a energia que sintoniza nossa alma com os níveis superiores, por exemplo, com os elementais do plano etérico, auxiliares do reino vegetal. Essa essência floral cria o vórtice energético necessário para esse acesso. É um tônico espiritual e físico. Tem o poder de limpar certos sentimentos de angustia e de medos indefinidos que carregamos em nosso peito. Traz serenidade e elevação para ver as coisas com clareza, sem dúvidas.

Embaúba (Cecropia pachystachia)

Trabalha as mágoas. Faz a limpeza dos sentimentos de angústia, ressentimento e injustiça devido profundas mágoas. Para as crianças, adolescentes e adultos que tiverem dificuldade de lidar com a situação de perda ou de rejeição. Para os que foram afastados de um dos pais na separação do casal, ou perda dos pais ou pessoas queridas por morte. Para os que se encontram em estado de estagnação em todos os aspectos de suas vidas: estudo, trabalho e afazeres. Para os que são vistos aparentemente como pessoas preguiçosas e passivas. São indivíduos que tiveram muita dificuldade de administrar estes sentimentos doloridos ( profundas feridas na alma), e por isso, em muitos casos, derivaram para as drogas ou outros vícios. Pessoas que se sentem estagnadas, sem ânimo e indefinidas. Embaúba remove o bloqueio desta energia no chacra cardíaco, aciona a energia do estímulo da ação criativa natural. Traz elevação, ânimo, disposição, leveza e contentamento. Na farmacopéia a embaubeira é utilizada como cardiotônico, fortalece o músculo cardíaco, trabalha as afecções cardíacas, pressão alta, feridas, hemorragias. É diurético; atua nas afecções das vias respiratórias (bronquite, tosse, coqueluche); nas afecções dos rins, nas diabetes, hidropisia, cólicas do fígado, blenorragia e leucorréia.

Erbum (Rhynchelytrum repens)

Trabalha o ritmo. Trabalha a harmonia do ritmo entre a personalidade e a alma dos que perderam a cadência rítimica interna. Pessoas que sofreram algum grande revés na vida. Geralmente são muito sensíveis, foram muito feridas em seus sentimentos. Este floral estabelece novamente o sincronismo entre a alma e a personalidade. Ajuda estabelecer o rítmo e a musicalidade harmonioza na alma. No nível consciente abre-nos novamente para o cultivo e o desenvolvimento dos aspectos da delicadeza e da beleza, chaves para entrar na sutil cadência rítmica dos propósitos mais profundos e sublimes da nossa divindade interna. O bloqueio desta energia se cristaliza no corpo físico como diabetes, desequilíbro esse, causado pela sobrecarga do corpo emocional. Na medicina caseira esta gramínea é utilizada em forma de chá para limpar o açúcar no sangue (diabetes).

Erianthum (Solanum erianthum)

Trabalha o egoísmo e a superficialidade. Pessoas presas nestes aspectos encontram-se num estado de estagnação, parados, porque estão voltadas somente para si mesmos. Vivem em constante estado de mau humor, costumam ser teimosos e irados. Erianthum é útil para os que têm maus hábitos alimentares, para os que desejam livrar-se de velhos hábitos arraigados da personalidade. Na medicina caseira é muito utilizada como desobstruente do fígado, estimula a função biliar, estimula a digestão, atua na falta de apetite (anorexia), nas afecções e no ingurgitamento do baço, combate catarros da bexiga, hidropsia, anemias, úlceras e nos abscessos internos, tumores do útero e do abdome, febres intermitentes, erisipela, hepatites, icterícia, atonia gástrica, cistite, obstrução do conduto urinal. É febrífugo e diurético.

Focum (Festuca elatior)

Trabalha a limpeza de traumas de mortes violentas de vidas passadas. Para traumas também sofridos na atual vida. Para bebês agitados e angustiados sem motivo aparente. Muito útil aos que não conseguem dirigir automóvel por medo, neste caso acrescentar os florais Goiaba + Panicum. Focum limpa resíduos físicos e suprafísicos putrefatos, é indicado para os que têm mau hálito.

Gerânio (Pelargonium hortorum)

Trabalha a depressão, ansiedade e medos que certas pessoas apresentam por causa das dificuldades frente aos desafios normais da vida. Essas dificuldades são geradas pela imaturidade. Para os que têm dificuldade de ir para a frente. Encontram-se paralisadas num estado constante de medo e ansiedade. Estão desligadas da realidade e das atividades que executam, vivem trombando com os objetos, com pessoas na rua e com tudo que as cercam, quando cozinham, geralmente costumam esquecer panelas no fogo ligado. Gerânio ancora as pessoas no aqui-e-agora para executarem suas tarefas naturalmente. Na medicina doméstica é utilizada como analgésico, é regenerativo, adstringente e antidiarréico; combate as anemias, úlceras da boca e diabetes. Na farmacopéia médica partes desta planta são utilizadas como antibiótico que é eficaz contra o estafilocócos e o estreptocócos. Combate as afecções pulmonares, a coqueluche, as hemorragias, fortalece o sistema imunológico, regulariza as funções hormonais e as secreções glandulares.

Gloxinia (Gloxinia sylvatica)

Trabalha a baixa auto-estima. Para os que carregam sentimentos de angustia e de baixa auto-estima gerados pelo acúmulo de afazeres. Para muitos, essas situações se tornam caóticas gerando um estado de confusão e desordem interna. A sensação é de que não conseguirão desempenhar suas obrigações. A energia Gloxinia desenvolve a qualidade da organização das prioridades, ajuda na organização mental natural do que deve ser feito. Esse estado mental confuso leva as pessoas à falta de concentração e a dispersão. Útil nas fases de transição e de mudança. Para as futuras mamães. Para os novos começos. Essência floral nos ajuda transpor obstáculos sem medo de errar. Traz uma drástica elevação de consciência.

Goiaba (Psidium guayava)

Trabalha os medos concretos em geral. Traz coragem para enfrentarmos situações de grande perigo, as grandes provas da alma, ou em situações de muita pressão, e para quando surge o medo da perda do controle. O uso dessa essência floral nos traz grande força interna acompanhada de um sentimento de paz, tranqüilidade e equilíbrio. Goiaba harmoniza todos os chacras e corpos, principalmente o chacra do plexo solar, que em situações de emergência é o primeiro a ser desestabilizado e assim, dando entrada à atuação de forças astrais negativas em nosso campo energético. Floral útil para os bebês que se assustam com facilidade e com os movimentos bruscos dos adultos. Na medicina doméstica partes desta planta são utilizadas para combater: ácido úrico, diarréias, gastroenterite, tosse, hemorragias uterinas, bronquite, tuberculose pulmonar, catarros gastrointestinais e da bexiga, afecções dos rins e da bexiga, artrite, reumatismo, acidez gástrica, dispepsia, inchaço das pernas; é vitaminizante (vitaminaC); atua contra as varizes, útil nas convalescenças, nas lavagens das úlceras e dos ferimentos, nos gargarejos para as afecções bucais, nas lavagens vaginais e na incontinência urinária.

Grandiflora (Thumbergia grandiflora)

Para os sádicos. Trabalha o sadísmo escondendo a verdade de sua essência. Cai a máscara e vai se purificando para ser realmente o que é. São pessoas que sentem prazer em submeter o outro a requintes extremos de tortura física, mental e emocional. São personalidades extremamente perversas e egoístas. Essa essência floral como todas as outras, trabalha também as personalidades presas na polaridade energética oposta, aos que são obrigados a se submeter a esses torturadores. São situações em que a vítima vive o profundo sentimento do medo, da impotência, da humilhação moral, e do horror, pela frieza e pelo extremo requinte da maldade a que é submetida. Essência floral muito útil: para casais que estão vivendo o padrão sado-masoquista, para crianças filhos de pais que espancam, para crianças que judiam de animais e batem em outras crianças. Muito importante seu uso em crianças que são espancadas e humilhadas, porque, pegam os traumas, vão se defendendo, vão usando máscaras.

Helicônia (Heliconia latispatha)

Para a personalidade narcisista. Essência floral vem trabalhar a vaidade e o exibicionismo. Para os que têm medo de perder o que não tem. Usam artifícios externos e internos. São pessoas que estão aprisionadas na malha da ilusão das glórias da ascensão social. Seu padrão de valores estão voltados somente ao externo. Valorizam as pessoas somente pela aparência. Este aspecto da personalidade causa o bloqueio da comunicação do indivíduo com seus reais propósitos e valores, que são internos e espirituais.

Incensum (Tetradenia riparia)

Promove a elevação do nível vibratório. É uma essência floral de limpeza da aura e dos ambientes. Remove manchas e resíduos (miasmas), energias negativas emitidas por pessoas, por baixas entidades astrais ou por forças psíquicas. Essas baixas energias circulam e impregnam os ambientes e a aura dos que circulam por esses locais. Desde os tempos mais remotos, o incenso é usado para limpar e elevar o padrão vibratório dos locais onde se realizam rituais religiosos, para invocar e sintonizar os Seres do Reino Superior, por exemplo: os Seres da linhagem angélica, nas missas e nos cultos religiosos. O floral Incensum quando usado internamente nos conecta com as Forças da Luz. Usado como spray purifica os ambientes.

Ipê Roxo (Tabebuia impetiginosa)

Para os que não vêem saída nas situações de grandes traumas e estresse. Alinha e repõe nossas energias após situações de grande desgaste físico, mental e emocional. Afasta hóspedes indesejáveis. Traz elevação, poder e visão. Ver além do que é. Traz a esperança dos sonhos realizados. O floral Ipê Roxo trabalha o Eu, o fortalecimento do Eu. Na farmacopéia popular é utilizado como um eficiente depurativo do sangue. Em pesquisas feitas descobriu-se que esta planta contém poder antimicrobiano, antiinflamatorio, analgésico e anti-neoplásico (combate tumores malignos e benignos). Atua contra as impingens, as coceiras, a sarna, a diabetes, úlcera gástrica, úlcera duodenal, arteriosclerose, gastrite, eczema, estomatite, sífilis, leucorréia, nevralgia, bronquite, combate infecção. Combate o câncer, a asma, as doenças do útero e do ovário. Esta essência floral Ipê Roxo + Aloe traz muita paz, conforto e esperança aos que têm câncer, e também às pessoas com neoplasias submetidos a radioterapia.

Leucantha (Bidens leucantha)

Para os que não perdoam. Aciona a energia que nos conecta com a nossa grande mãe interna. Ativa o processo de maturação do instinto maternal. O bloqueio dessa energia causa dificuldade na relação filho-mãe. Esse bloqueio energético faz surgir tanto na mãe quanto na criança estados de oscilação na personalidade, são indecisos, confusos e dependentes um do outro. Leucantha ativa as qualidades da vontade e da ação, impulsiona a pessoa à ação criativa e ao movimento. Útil para dificuldade de engravidar, a maternidade imatura, para situações onde há o bloqueio da comunicação entre a mãe e a criança, para as crianças rebeldes e inseguras pela falta do elo de ligação com a mãe. Essa essência floral é útil para as futuras mamães, aciona e fortalece o vínculo maternal e filial. Para os que foram rejeitados pela mãe de alguma forma. Floral muito útil de ser usado nos estados de gravidez psicológica tanto pessoas quanto animais.Na medicina doméstica esta planta é utilizada como tônico para as gestantes, atua beneficamente nos ingurgitamentos das glândulas mamarias e nos corrimentos vaginais; é um desobstruente do fígado, dos rins e da bexiga; amacia a pele; é anti-séptico; atua beneficamente nas diabetes, úlceras de varizes e nas feridas rebeldes, nas inflamações e nos tumores de pele; icterícia; é diurético, é vermífugo, eficaz nas coceiras em geral e dos animais; ativa a salivação; útil nos males do estômago, nas desinterias, nos reumatismos e dores nas juntas, nas inflamações da garganta, nas infecções pulmonares e na pneumonia. A essência floral Leucantha juntamente com outras, têm sido de muita utilidade na área veterinária, vem trazendo grandes benefícios aos animais em geral, que são retirados de suas mães muito cedo, principalmente os pássaros, gatos e cães.

Limão (Citrus aurantifolia)

Indicado para a personalidade amarga, de índole mentirosa, destrutiva e invejosa. Esse floral trabalha o despertar da consciência com relação ao sofrimento que estes indivíduos provocam no outro por causa dessas atitudes negativas. Útil também para a personalidade que se encontra na polaridade oposta, quando carrega o sentimento da amargura gerado pelo outro. Esta essência floral trabalha sondando todos os corpos para encontrar a verdadeira cura, os ranços que traz de outras vidas, mas continua no padrão. O poder terapêutico do limoeiro é enorme, é um poderoso depurativo do sangue, possui ação rápida na cura das gripes e dos resfriados; dissolve depósitos reumáticos e o ácido úrico, dissolve a formação de cálculos, mata bactérias, clareia a pele. O limão atua beneficamente em mais de cento e cinqüenta doenças, para se ter uma idéia, basta observar a relação de algumas enfermidades: acne, sardas, espinhas no rosto, hemorragias, acidez em geral, envenenamentos, distúrbios nervosos, insônia, epilepsia, esterilidade, astenia, bócio, caspa, herpes (alguns tipos), zumbidos, vermes intestinais, varíola, úlceras gástricas, psoríase, mau hálito, adenite, afonia, afta, amenorréia, amigdalite, analgenia, anemia, angina do peito, apoplexia, arteriosclerose, artritismo, cãibra, ciática, congestão geral, diabete, difteria, estomatite, faringite, febre, flebite, frieiras, furunculose, gengivite, gota, etc.

Melissa (Lippia alba)

Trabalha a energia da alegria, da felicidade e da vontade de ser melhor, vencer obstáculos serenamente, com o pleno controle das emoções e sobre os sentimentos negativos. Essa essência floral nos conecta com a nossa criança interna. É indicada para os que perderam a capacidade de sorrir e de almejar a felicidade. Atua contra os sentimentos de desesperança, ansiedade e de tristeza. Na medicina caseira é utilizado como calmante relaxante, excelente nos distúrbios de origem nervosa, histerismo, hipocondria, nas afecções do aparelho digestivo, debilidade geral, dispepsia, desmaios, vertigens, epilepsia, flatulência e palpitação do coração.

Panicum (Panicum maximum)

Trabalha a síndrome do pânico. São crises constantes de terror e desespero sem causa consciente. Indicada para os que perderam o total controle sobre suas mentes e vidas, estão sob constante estado de agitação. Junto ao desespero surgem os batimentos cardíacos acelerados, transpiração excessiva e uma forte sensação de morte iminente (pensa estar sofrendo um enfarte). A pessoa sente estar mergulhada na total escuridão, distante dos seus reais propósitos e longe do caminho que deveria estar percorrendo. A essência floral Panicum devolve às pessoas o total controle sobre suas vidas, ao mesmo tempo em que aponta a direção a seguir. Surgiram casos em que houve a necessidade de acrescentar junto a essência floral Panicum, as essências florais Capim Luz (Panicum flavum) e Capim Seda (Panicum melinis) por ter sido acionado (por pressão do inconsciente) de um trauma de morte violenta acompanhada do sentimento de claustrofóbia, em alguma vida passada. Nesse caso específico a bronquite asmática ou alérgica surge em algum momento na atual vida, cristalização no físico deste bloqueio energético.

Patiens (Rumex patientia)

Esta floral traz o entendimento e o desenvolvimento das qualidades da paciência, da flexibilidade e da tolerância. Virtudes que consistem em aceitar e a suportar situações de grande pressão, de dor e certos infortúnios com firmeza e dedicação. É o exercício da alma no desenvolvimento da perseverança tranqüila. O floral Patiens trabalha a disciplina interna como também a organização mental. Ajuda desenvolver na personalidade os aspectos positivos da iniciativa, da dedicação, da vontade para seguir adiante, por mais pressão a que esteja sendo submetido. Útil para quando surge a dificuldade de aliar profissão, vida do lar, tarefas e obrigações a serem cumpridas. Para os que estão sempre iniciando novas atividades e nunca conseguem terminar.

Pectus (Salvia leucantha)

Traz a energia para enfrentar. Pectus aciona a energia que ajuda interromper padrões de comportamento repetitivos de submissão e de resignação. Padrões esses, que trazemos também de outras vidas. Limpa mágoas e ressentimentos gerados por situações vexatórias e de injustiça. Para os que vivenciam relacionamentos humilhantes e inaceitáveis, e não conseguem se desvencilhar. Vivem num constante estado mental e emocional claustrofóbico. Têm a sensação de que estão aprizionados, suas almas não conseguem achar uma saída. A pessoa tem a constante sensação de aperto no peito e clautrofobia. No nível físico o bloqueio dessa energia provoca o aparecimento da displasia e de nódulos nos seios. Pectus traz a energia que ajuda as pesoas se libertar de velhas amarras, que bloqueiam o seu real caminho a seguir

Pepo (Cucurbita pepo)

Este floral trabalha o balanceamento do chacra básico, que está relacionado com o elemento terra, para a seguir, elevar a energia para o chacra cardíaco. A estagnação energética no chacra básico dificulta a percepção e o despertar. Pepo é indicado para as personalidades ávaras, materialistas e muito apegadas aos bens materiais. Geralmente são medrosos e inseguros com relação a sua sobrevivência no dia-a-dia. O bloqueio dessa energia pode causar: inflamação na próstata, urétra, bexiga, rins e no tubo digestivo; afecções no fígado, afecções renais crônicas, hemorróidas, colite e obstipação intestinal. Em pesquisas realizadas, descobriu-se que a abóbora contém altas fontes de ferro, fósforo, cálcio e vitamina A, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, é muito útil nas anemias. Excelente para oxigenar as células; é auxiliar na formação dos ossos, na formação dos músculos e na formação do cérebro. Na medicina caseira é muito usada nas queimaduras de primeiro grau, nas inflamações externas, nos furúnculos, nos tumores gangrenosos, também faz desaparecer verrugas e cicatrizes, dissipa os inchaços. Atua contra: os vômitos e os enjôos das gestantes, a erizipela, as dores de ouvido e a bronquite. É laxante e diurético.

Perpétua (Ghomphrena globosa)

Floral indicado para os que vivenciaram situações de perdas afetivas e de perdas queridas irreparáveis. Para os que carregam sentimento de saudade dos que partiram por viagem ou por morte. Perpétua traz a energia da compreensão de que não existe a separação e a morte, nos traz o entendimento de que estamos todos unidos eternamente pelo laço fraterno universal, traz a compreensão de que somos todos parte da mesma energia Una, frutos da mesma Fonte Celestial, almas etinerantes nesse cosmos, passando por provas, em busca da perfeição. Perpétua trabalha a lição do desapego. É indicada também para os estados nervosos do coração. Na medicina caseira esta planta é utilizada para combater: tosse, bronquite e outras doenças respiratórias. Atua contra a febre.


Piper (Piper gaudichaudianum)

Palavras chave - me sinto travado. Para os que se sentem travados. Para os que são rígidos e metódicos no seu viver diário, têm hábitos obsessivos, são muito preocupados com detalhes e têm mania de arrumação. No ponto máximo dessa rigidez e inflexibilidade pode surgir no corpo físico a hérnia de disco, que é a cristalização desta rígida postura mental. Este bloqueio energético surge no físico em forma de hérnia, que paraliza os movimentos devido as fortes dores que causam. No nível da alma essa rigidez provoca o bloqueio da criatividade, levando o indivíduo a um estado de estagnação. Piper traz a energia da flexibilidade, da ação e da criatividade. Traz a soltura da couraça muscular. Esse comportamento mental rígido e inflexível faz surgir no nível físico: hérnia de disco, tiques, dores musculares, dor na coluna, dor no corpo. O floral Piper é muito útil também para ser usado nas situações paralizantes provocadas por grandes impasses e revezes na vida. A energia de Piper aponta a saída para a alma. Piper deve ser usado por um longo período quando existe a cristalização da hérnia de disco no físico.

Purpureum (Pennisetum purpureum)

É um profundo e poderoso floral de limpeza de todos os corpos inferiores. Floral indicado aos que costumam ter atitudes extremadas para conseguir seus intentos. Por exemplo, roubar para conseguir o que almejam. Trabalha a tensão pré-menstrual, a dor de cabeça e o mau humor que surgem no período pré-menstrual, sintomas causados pela retenção de líquido no organismo, devido a desorganização do emocional neste período do mês. Na medicina caseira esta planta é utilizada como diurético, ativa o intestino, é usada também nas dores em geral.

Saint Germain (Merremia macrocalyx)

Trabalha a depressão profunda. É a essência floral para os que estão pedindo a misericórdia Divina. Indicada para as pessoas que têm seus corpos suprafísicos na sintonia do umbral, suas almas não veem saída. Para os que estão com seu fio prateado (Antahkarana) desligado da Divindade. Estão vivendo o processo da segunda morte. Útil para os estados de insanidade, para os que fazem uso das drogas ou do álcool e querem largar o vício. Útil também aos que vivem no conflito da identidade sexual, e que estão conscientes da doença que suas almas carregam e estão pedindo a misericórdia. O floral Saint Germain contém a energia Divina que resgata a fé aos que estão pedindo a salvação. Tem o poder de ascender a consciência para patamares mais elevados, em direção à Luz. Essência floral útil para os casos de inquietação e desespero da alma, terror noturno, medo de dormir, medo do escuro, acorda em pânico, para os que usam corpos degenerados. A essência floral Saint Germain traz a energia da luz, da lucidez e da paz. A sintonização e a feitura dessa essência floral se deu no dia em que se comemora a ascensão do diretor do Sétimo Raio e Regente da Era de Aquário, Saint Germain, primeiro de maio (feitura da sintonização do floral no ano de1996). Atua contra a depressão severa, fortalece o sistema imunológico e aumenta a capacidade intelectual nas pessoas. Essência floral muito útil aos portadores de HIV + Ipê Roxo + Arnica Silvestre.

São Miguel ( Petrea subserrata)

É um floral que contém o poder de desmanchar trabalhos de magia negra, neutraliza a irradiação da energia preta, cuja fonte são os trabalhos feitos, despachos em macumba, quimbanda e umbanda, etc. O floral São Miguel tem o poder de libertar corpos suprafísicos presos (acorrentados) em subníveis do plano Astral das pessoas que foram vítimas destes trabalhos feitos. A energia São Miguel vem reforçar a determinação em cumprir o seu propósito, não permitindo nada atrapalhar o caminho de sua perfeição. Nós somos o nosso próprio escudo em contato com a Presença Eu Sou. Que é o seu próprio protetor.

Sapientum (Musa sapientum)

Conecta-nos com a energia que aciona as qualidades da sabedoria e da experiência que acumulamos em vidas passadas. É um floral de limpeza de camadas profundas da alma e do corpo físico. Floral que traz o conhecimento e o entendimento até a forma de ascensão. É um floral maturativo, útil à pessoas imaturas, crianças imaturas ou com atrazo em algum aspecto do seu desenvolvimento. Este floral atua em camadas profundas do corpo emocional. Trabalha a impotência sexual e o sensualismo exacerbado. Útil também aos que se sentem medrosos e covardes frente a certas situações, para os de índole frágil e débil, para pessoas indolentes e abatidas, para os que sentem falta de vigor. Qualidades medicinais desta planta: atua contra as diarréias astêmicas. É antiinflamatório, cura feridas (também uso tópico), erizipela e afecções semelhantes, e queimaduras profundas. Atua beneficamente na consolidação das fraturas ósseas. É um reconstituinte de alto valor nutritivo, é mineralizante e rico em vitamina A. É diurético e um contra veneno, extirpa verrugas, olho de peixe quando no início do processo, cura a icterícia, erizipela, trabalha a reconstrução das camadas profundas da pele, anomalias da pele, queimaduras profundas, edemas traumáticos, é cicatrizante, é tônico capilar e muscular. Útil nas bronquites, asma, tuberculose pulmonar, pneumonia e dispepsia. Combate o catarro da bexiga, gonorréia, leucorréia, hemorragia uterina e hemorragias em geral, aftas, laringite, nefrite, gota, afecções hepáticas, gastrite, colite, hemorróidas, nevralgia, inflamação do reto e prisão de ventre.

Scorpius (Duranta repens)

Para a personalidade de índole escorpião, que, através de palavras cruéis destila a energia de um veneno que atuam como verdadeiras ferroadas, deixando o seu interlocutor atordoado e envenenado psicologicamente. Estão sempre criticando a tudo e a todos, é provocadora. Pessoas de difícil convivio. É um floral antídoto do veneno do escorpião no nível da alma. É indicado também aos que no nível físico foram picadas pelo escorpião, e devido a isso, têm suas personalidades alteradas no decorrer dos anos. O veneno da picada do escorpião não é eliminado nos corpos suprafísicos, continua atuando, mesmo que a vítima tenha recebido a vacina contra a picada. Trabalha a agitação.

Sorgo (Sorghum sorghum)

Palavras chave - sinto um vazio interno e profunda carência afetiva. Trabalha o perdão. Para os que carregam um profundo sentimento de carência afetiva e vazio interno. Sentem muita dificuldade de conviver com seu par e de conviver em grupo, por carregarem o sentimento da separatividade, que é uma sensação de não pertencer a nenhum grupo, quer familiar, de trabalho ou social. Sorgo fornece à alma as energias: da integração, da associação, da entrega e da confiança. Floral indicado para as crianças que estão iniciando suas atividades grupais (escola, clube, esporte, etc). Sorgo pode ser usado na forma de spray em reuniões para harmonizar e direcionar a energia do grupo para o seu propósito essencial.

Thea (Thea sinensis)

É o floral do estudante, trabalha a concentração e estimula as atividades cerebrais. Combate a depressão, o desânimo e a dispersão. Traz a pessoa para o aqui e agora. Através do conhecimento atingir a consciência expandida. Floral útil de ser usado nas meditações e em situações de mudança. Na medicina popular é utilizado para ativar a circulação sangüínea, atua contra os vômitos da gravidez, é um tônico do aparelho digestivo, é diurético, evita a febre, atua nas afecções renais e da bexiga e favorece o funcionamento do fígado.


Tuia (Thuya occidentalis)

Para a personalidade promíscua, sem pudor e recato. Para os que não têm controle sobre os seus impulsos sexuais. O floral Tuia traz a energia da consciência da pureza. Para as pessoas sem determinação e pureza, as coisas desandam na vida. O floral Tuia traz o propósito da melhora em se aperfeiçoar cada vez mais. Geralmente são pessoas grosseiras também nas falas. Carregam uma culpa inconsciente do pecado. Na farmacopéia é usado para ativar a circulação sangüínea, é um tônico das fraquezas em geral, fortalece a próstata dos idosos, combate a hipertrofia da próstata, combate a rouquidão, a seborréia, gota (ácido úrico), reumatismo blenorrágico, úlceras, feridas e fístulas anais e genitais, verrugas, condilomas, excrescências das mucosas, excrescências da pele, conserva a cor dos cabelos, combate as varizes e combate a psoríase.


Unitatum (Rhafhadophara decursiva)

Trabalha o sentimento de rejeição. Para os que foram rejeitados e abandonados na infância. Trabalha a criança interior, que foi muito ferida, que em decorrência, surge a cisão entre o aspecto masculino e o aspecto feminino na personalidade. Carregam um sentimento constante de que estão sendo traídas. Estão presas no pesadelo do estado da rejeição, é uma dor profunda que não permite perceber a realidade que as cercam no momento presente. Unitatum traz a energia da integração e do sentimento de segurança da entrega tranqüila. Essa energia é o próprio abraço da grande mãe integradora interna. Útil para os que têm medo de altura. Este floral faz a limpeza do mental, do emocional e do físico. Para pessoas desamparadas, desconectadas com o grupo. Traz claridade e clareza. Na medicina caseira é utilizada nas pancadas e nos ferimentos físicos, também para os problemas estomacais, nas azias e na má digestão. Para os que se submeteram a cirurgia plástica, se mutilaram para serem aceitos.


Varus (Vernonia escorpioides)

Para o alinhamento da coluna e dos corpos físico e suprafísicos, conseqüência de traumas físicos e psíquicos. Este floral trabalha a culpa. O bloqueio dessa energia nos distancia do nosso Eu Superior. Esse bloqueio energético no nível físico causa: dor na coluna, tensão muscular, circulação sangüínea deficiente, sensação de peso na região frontal da cabeça, confusão mental, esquecimento, falta de concentração (dispersão), cabeça quente, enformigamento, perda da alegria. É indicada para os que sofreram fratura no cóccix. Essência floral indicada para os que vivem no conflito da vida idealizada e da vida diária das obrigações. Varus leva as pessoas a desempenhar suas tarefas e deveres diários de forma natural sem destruir os seus sonhos. Traz o discernimento do que é um sonho a ser alcançado e o que é a realidade.

Verbena (Verbena officinalis)

Essência floral sintonizada por Dr.Edward Bach, a conhecida Vevain. Para os que têm rigidez mental. Possuem idéias fixas, é raro mudarem de idéia, e a todo custo querem convencer os outros de que o seu modo de vida é o melhor. São estusiastas de suas convicções. São mandões, dotados de forte autoconfiança nos próprios esforços. São obstinados, possuem grande força de vontade. São feitores implacáveis com os outros, são presunçosos, idealistas, intolerantes e arrogantes. Possuem enorme capacidade de concentração quando almejam alcançar um objetivo. Geralmente são mártires por uma causa ou possuem obsessão religiosa. Preocupam-se com o bem estar dos outros, mas são extremamente rigorosos. Possuem temperamento violento, são tensos e sugam energia dos outros. Este floral faz o trabalho de cura para chegar no puro amor. Na medicinal caseira este pequeno arbusto é usado como sedativo, tônico e depurativo. É benéfico no tratamento da excitação nervosa, da pressão alta, ativa a secreção da bílis, nas tosses asmáticas, nas inflamações em geral, nas nevralgias, reumatismos, artrite, gota, febre, nos cálculos hepáticos, cálculos renais, nas feridas e chagas.

Wedélia (Wedelia paludosa)

Trabalha os aspectos da corrupção e da ganância na personalidade. Floral indicado para pessoas materialistas que se desviaram do caminho da retidão, iludidas pelos falsos brilhos da riqueza e do poder. Pessoas egoístas e sem escrúpulos cujas consciências adormecidas, ou desligadas do Eu Maior, não conseguem perceber o grande mal que causam tanto às pessoas com quem convive, à pequenos grupos, quanto a grandes grupos sociais (nações inteiras). Para os que almejam o poder material e a ascensão social a qualquer custo. Pessoas que não acreditam em nada, de que tudo é festa e não têm nada a perder.

Florais de Saint Germain II

Abricó (Mimusops elengi)

Trabalha a deficiência mental, faz a reconexão dos canais energéticos no nível mental. Floral indicado para os que têm dificuldade de concretizar e realizar. Pessoas lentas na ação, apresentam dificuldade de efetuar trabalhos de comando nas salas de aula, no trabalho, etc. Possuem dificuldade auditiva, o som chega confuso (sujo) aos seus ouvidos. Indicado para crianças ou adultos que não conseguem acompanhar o rítmo da classe escolar, do grupo social ou do grupo familiar. Estas pessoas têm consciência de suas dificuldades e limitações, sentem-se a parte nos seus grupos de convivio. Essência floral indicada aos que se sentem desconectados em algum aspecto de suas vidas, não conseguem coordenar seus afazeres e obrigações. Este floral vem refazer novamente esta conexão com a alma, para, a partir daí, poder continuar a desenvolver os seus mais profundos propósitos. Ativa as atividades cerebrais. É um tônico floral. Na medicina caseira esta planta é usada para combater a febre; é tônica; lactífera, odontálgica, tanífera, e é usada para combater “sapinho” na boca das crianças

Anis (Ocimum sp)

Este floral vem trabalhar o medo da entrega aos ditames mais profundos, por imaturidade. Este medo causa o bloqueio do pleno desenvolvimento potencial realizador. Pessoas que não se entregam, não se soltam para viver a sua vida em sua plenitude. É um floral tranqüilizante, calmante na excitação nervosa, combate a insônia, é um excelente tônico para os nossos corpos: emocional, mental, etérico e físico. Fortalece os nervos, revigora a mente e a memória, facilita o trabalho intelectual. Na medicina caseira este arbusto é usado para combater gazes intestinais, combate cartarros crônicos: do estômago, do intestino e das glândulas mamárias; útil na asma e na bronquite. Combate as dores do ventre, acalma as cólicas nos adultos e nas crianças, cólicas menstruais, certas dores de cabeça. É usado na falta do leite nas lactantes. Combate a febre e o escorbuto. Atua beneficamente na digestão fraca e na falta de apetite, nas contrações nervosas do estômago e dos intestinos. Evita desmaios. Facilita o parto. Fortalece os nervos, revigora a mente e facilita o trabalho intelectual. Falta de memória. Esta planta é usada como um elexir dentifrício: refresca e desinfeta a boca, purifica o hálito, clareia os dentes e tonifica as gengivas. É usado também para combater cãibra e piolho.

Bambusa (Bambusa vulgaris)

Para os que a meio caminho da jornada desviaram-se do propósito do serviço a concretizar, influênciados pela vontade e opiniões alheias. Floral indicado para o tipo cabeça “oca”, para os distraídos com o supérfluo, perderam o contato com sua essência, com seu Eu Superior. Estão sendo vampirizados e não percebem. Esta situação provoca muita ansiedade e angústia, sentimentos que surgem do inconsciente. A energia deste floral faz um trabalho de elevação da consciência para perceber sua real situação e se libertar. É um floral recondutor energético para o reto seguir da alma.

Boa Deusa (Erigeron bonarienses)

Aos que levaram “rasteira” na vida. Aos que sofreram forte abalo por calúnia causada pela inveja. Aos que foram abalados em sua estrutura, estado provocado por outros. Essência floral útil aos que sofreram revezes como por exemplo, perda do emprego devido perseguição e inveja, perdas irreparáveis por traição, aos que foram traídos. Erigeron bonariensis significa “erguida por influência da boa deusa”. Esta planta contém algumas propriedades medicinais: atua beneficamente nas afecções dos rins, é diurética e anti-hemorroidal. Combate os vermes e a diarréia. Trabalha nas deficiências da estrutura óssea, osteoporose.

Boa Sorte (Cordia verbenácea)

Remove obstáculos para prosperar diante das dificuldades. Este floral contém energias de potente proteção. Essência floral que traz o despertar da prosperidade cósmica. Energia que faz o trabalho de atrair as riquezas da terra em sintonia com a Unidade do Cosmos. Vem concretizar a vitória divina da realização do Cristo em nosso plano físico, através da opulência Divina em nossos trabalhos. Prosperar em todos os momentos. Energia-expressão Divina que remove obstáculos, traz a paz e o conforto solar, discernimento divino, calma interna, integridade, equilíbrio, a certeza do bem feito, pureza e coragem Divina, qualidades- suporte para o restabelecimento da sincronicidade com o Universo. Combate energias destrutivas enviadas por outros, energias que promovem desgraças, doenças e até a morte. Estas perversas energias enviadas (por trabalho feito ou formas-pensamento) são elementais criados em candomblé, umbanda ou quimbanda), não é a energia preta. Estas energias inicialmante, fazem surgir nas vítimas estados de negatividade, de desânimo, de tristeza, e têm levado muitos a cometer atos insanos contra sí próprios, por perceberem os seus caminhos totalmente fechados. É um floral restaurador e harmonizador dos chacras que foram obstruídos por estas más energias. Na Fitoterapia esta planta é usada para combater a artríte reumatóide, gota, dores musculares, dores na coluna, prostatites, nevralgias, inflamações em geral. Na medicina popular é usada para acelerar o processo de cicatrização.

Carrapichão (Desmondium sp)

Combate o vampirismo por sondas astrais. Esta essência floral vem libertar as pessoas que são vampirizadas por seres encarnados ou desencarnados, através de sondas astrais. Este tipo de vampirismo não permite que as vítimas expressem o seu verdadeiro Eu. Estas sondas são lançadas também a distância, por telefone, ou quando entram em sintonia com o mental dos que vampirizam. Um dos primeiros sintomas deste tipo de vampirismo é o rápido enfraquecimento da visão, a seguir, surgem olheiras. O uso desta essência floral faz a sonda astral se despreender do corpo sutil ao qual estava acoplada. O emissor da sonda não suporta a alta vibração energética deste floral. Este tipo de vampirismo provoca nas pessoas dificuldade de desenvolver seus trabalhos, como também, o envelhecimento precoce, cansaço além do enfraquecimento da visão e profundas e escuras olheiras. Na medicina caseira esta planta é usada para combater o corrimento vaginal e do útero. É utilizada também para combater a gonorréia.


Chapéu de Sol (Terminalia cappata)

Para pessoas que são invejadas. Essência floral que vem nos proteger da energia da inveja emitida por pessoas que se sentem ameaçadas de ficar à sombra. Esta essência floral é muito útil aos que começam a se destacar. A energia do sentimento de inveja, que muitas vezes é emitida inconscientemente, é muito prejudicial à vítima.

Cocos (Cocos nucifera)

Para a personalidade “capacho”. Essência floral indicada para a pessoa que se deixa “pisar” nos níveis mentais ou emocionais, não reage, não consegue sair desta situação “capacho”, vive em constante estado de prostração e resignação. Esta essência traz a energia da força e da fibra. Energia da libertação que traz o discernimento e percepção. Energia que liberta ao revelar a situação humilhante e escravisante a que se submete. Este floral traz o entendimento e o aprendizado deste processo de submissão destrutiva. Para crianças e adultos que se sentem fracos e sem fibra frente a certas situações ou frente a própria vida. Na medicina caseira a água do côco é muito utilizada nos casos de desidratação, sua polpa é usada como fortificante nos casos de anemia. O chá da casca e do tronco deste coqueiro é diurético. É vermífugo, combate a teníase, a icterícia, as irritações gastrointestinais, doenças do peito: afecções respiratórias, bronquite, bronquite asmática, traqueíte. Combate as inflamações dos olhos, vômito na gravidez e a febre. É fortificante dos músculos e das gengivas. Elimina as desinterias, diarréias e a blenoragia. Combate a desnutrição, dores, nefrite, cistite, artrite, úlceras gàstricas, tosse, tosses brônquicas rebeldes, inflamação do canal da uretra, abcessos, furúnculos, angina, cefaléias, cólicas abdominais, inchaço nas pernas, combate o colesterol. É hidratante, desperta o apetite, é indicado como excelente repositor de sais minerais, é nutriente e calmante. É usado como amaciante da pele.

Coronarium (Cupania vernalis)

Trabalha os estados de mania, paranóia, insanidade, demência e loucura. Floral muito útil nos estados de agitação interna. Desbloqueia e harmoniza o chacra do alto da cabeça, o chacra coronario. A essência floral Coronarium nos doa uma potente energia de luz. Nos abre para o discernimento e para a lucidez. Floral útil para os que se encontram enredados em situações confusas e de grande pressão, excelente também, aos que apresentam dificuldade no aprendizado. Expande e acelera as atividades intelectuais, ativa a memória.

Grevílea (Grevillea banksii)

Transmuta os sentimentos: da raiva, da irritação e do nervosismo, quando invadidos em seus limites por outros. Essência floral indicada também para os que estão vivendo na polaridade oposta deste estado de alma, para os que avançam sobre os limites físicos e psicológicos alheios. Por exemplo, aos que se intromentem nos assuntos e vidas dos outros, para os que colocam o seu aparelho de som no último volume, para pessoas que falam alto em locais públicos que necessitam de silêncio: bibliotecas, cinemas, restaurantes, salas de aula, etc. Este procedimento egoísta desarmoniza os outros. Floral muito útil também, para as pessoas que são invadidas em seus limites e não percebem.

Indica (Canna indica)

Revela o oculto, o que está por traz das aparências. Esta essência floral ativa a intuição, a visão interna. Trabalha a ativação e o equilíbrio do chacra frontal (terceiro olho). Floral muito útil de ser utilizado quando vivemos certas situações em que pressentimos existir algo oculto e ameaçador por traz das aparências. Esta energia nos dá a resposta através da intuição ou através dos sonhos. Este floral nos revela o que já sabiamos inconscientemente. A energia deste floral nos prepara, quando a informação que emerge para o nível consciente é nada agradável. A essência floral Indica aclara a visão dos fatos e acalma os ímpetos.

Laurus Nobilis (Laurus nobilis)

Romper ligações com o passado. Vai nos medos mais profundos. Liberta-nos dos condicionamentos impingidos por religiões, pela sociedade e pela própria história. Essência floral transmutadora e libertadora. Atua purificando e removendo os medos profundos e as posturas condicionadas, agora ultrapassadas e escravizantes que trazemos do passado. Energia que nos aponta o caminho para o futuro, para o novo, guiados pelo nosso Eu Interno. Floral que nos envolve na energia da esperança, da inspiração, da felicidade e do contentamento. É um tônico floral, combate o cansaço, proporciona bom sono e combate o histerismo. Na medicina caseira, o loureiro é usado como estimulante do apetite. É utilizado para aliviar as cólicas menstruais. Atua como coadjuvante na cura das afecções da pele e das afecções dos ouvidos. Combate as hemorróidas, o reumatismo, as contusões e a diarréia. A industria farmacêutica utiliza partes do loureiro: como diurético, para combater a debilidade (fraqueza orgânica), febre, infecções, dor, nevralgias, úlceras e ausência de menstruação.

Lirio da Paz (Spathiphylum walisii)

A energia da essência floral Lirio da Paz nos protege de envolvimentos que nos prejudicam. Essência floral que vem fazer o trabalho de remoção dos obstáculos de forma amorosa, para que possamos realizar a plena realização do serviço - o propósito de nossa Alma Divina - tanto no nível planetário, quanto no nível cósmico. Sua energia trabalha equilibrando todos os chacras, principalmente, purificando a luz do chacra coordenador. Este floral nos traz a paz interna, afasta a negatividade, a ansiedade, a depressão e a tristeza. Vem nos proteger e nos conectar com os nossos corpos Superiores.

Lirio Real (Lilium regale)

Ser livre. Energia da liberdade. Essência floral que traz a consciência de ser livre em qualquer situação, circunstância e lugar. Vem trabalhar a remoção e a libertação de vivências sombrias e traumáticas desta vida ou de vidas passadas. O floral Lirio Real trabalha a nossa libertação reorganizando e fortalecendo os chacras. Sua energia traz a potente força para a libertação de chacras aprisionados, principalmente o chacra básico.

Mangífera (Mangifera indica)

Essência floral para os que perderam a fé e a esperança por terem vivenciado situações de grande sofrimento. Perderam o rumo em suas vidas. E devido este grande sofrimento encontram-se hoje no caminho contrário ao seu propósito mais profundo, daí o conflito. Esta essência floral vem nos devolver a fé, trazer novamente a esperança, a abundância e o proveito, e nos direciona ao rumo certo a seguir. Essência floral muito importante de ser utilizada aos que entraram no hábito de qualquer tipo de vício.

Mimozinha (polygala paniculata)

Essência floral que vem trabalhar a timidez. Traz força e conforto para enfrentar qualquer situação. Trabalha a timidez dos que têm receio de se expor em qualquer situação, por exemplo: falar perante muitas pessoas. Para pessoas que têm um trabalho a cumprir e tarefas a desenvolver, mas não têm coragem de expor seus pontos de vista, que seriam de muito proveito para o grupo. Floral útil para os que em certas situações “dá branco” em suas mentes, se sentem paralizados mentalmente. De um modo geral, estas situações podem provocar o trismo, devido muita tensão na região do maxilar. A tendinite ou dores nas articulações, podem surgir como cristalizações desta situação mental e emocional bloqueada, difuculdade de articular seu mental naturalmente. A energia desta essência floral traz a paz, que é perene. Esta planta é muito utilizada na medicina caseira nas afecções do joelho: água no joelho, tendinite, etc. Afecções nas articulações: fortes dores, inflamações, artrite, artrose, trismo. É usada como amaciante da pele, para fortalecer os cabelos, combater a caspa e a tênia. É usada como laxante.

Monterey (Cupressus monterey)

Essência floral que trabalha a culpa consciente, ou a culpa calcada no mais fundo do inconsciente. Estão sempre preocupados e não se amam. Devido a culpa, carregam um sentimento de inferioridade, não se dão valor. Floral que programa a pessoa para se amar. Na medicina popular este cipreste é utilizado como um poderoso descongestionante das vias respiratórias superiores e inferiores. Tem propriedades diuréticas.

Myrtus (Myrtus communis)

Liberta o nosso mental que está preso no mental poderoso do outro. Esta essência floral vem libertar também, os que não percebem que estão aprisionados, pela sintonia, em egrégoras de grupos espirituais com própósitos escusos (iniciáticos, de orientação espiritual, etc), cujo lider possui um mental poderoso e com propósitos não afins com a Alma Divina. Esta prisão permite que nossas energias sejam manipuladas e vampirizadas, principalmente através do chacra do plexo solar e do chacra básico. Esta essência floral nos traz a energia do poder pessoal.


Rosa Rosa (Rosa grandiflora)

Essência floral que vem despertar em nós o amor incondicional. Remove o ódio. Quando o coração é bem cuidado no nível da alma, no plano físico supera bem todos os problemas. O bloqueio desta energia vem se manifestar em estado desarmônico de total desânimo e sentimento de desamparo. Não acreditam porque perderam a fé. Seu uso é útil em situações de perdas e nas depressões. Floral que vem trabalhar a fotofobia (pessoas que não suportam a presença da luz), são pessoas que não querem enchergar a verdade. Na medicina doméstica, esta roseira é usada para debelar a leucorréia e a blenorragia. É utilizada também nas inflamações dos olhos, da boca e da garganta. Combate a tuberculose, as diarréias e as desinterias.

Triunfo (Triunfetta bartamia)

Pessoas que estão no negativo. Floral que vem trabalhar o negativismo. Geralmente costumam ser pessoas que só dão valor às aparências. Essência floral indicada para os que dão valor somente aos que têm muito materialmente, só veem a vida pelo lado material. Não se dão valor porque não possuem muito. Por serem negativistas, atraem pensamentos terrificantes e passam a não ter controle sobre eles. São pessoas que estão polarizadas somente no lado esquerdo do cérebro. A energia da essência floral Triunfo vem promover a conexão com o lado direito do cérebro, o lado que ativa e desenvolve a intuição e faz a conexão com o Eu Superior. Promove a ativação do chacra coronário e do chacra frontal. Energia que estimula as pessoas a se elevarem espiritualmente. Passam a enchergar a verdade de sua essência e dos seus propósitos, que vão muito além do plano material. É o despertar de um novo enfoque sobre a vida, tornam-se mais confiantes, tranqüilos, harmonizados e felizes. É o desabrochar do espírito triunfando sobre a matéria, do espírito sublimando a matéria. O bloqueio desta energia se cristaliza no físico como AVC, isquemia cerebral, labirintite, paralisia facial, enxaqueca emicraniana. O desbloqueio energético deste floral vem trazer benefícios no Mal de Alzaimer e na esclerose, nas sequélas da AVC, e na isquemia cerebral.


Vitória (Malviscus arboreus)

Floral que vem trabalhar a autenticidade. Aos que carregam os sentimentos: de inferioridade, de inadequação e de auto-anulação. O Floral Vitória vem transmutar e integrar aspectos obscuros da personalidade, que geram sentimentos de inferioridade, de inadequação e de não auto-aceitação. Estes aspectos obscuros não são percebidos no nível consciente, porém, causam muito mal aos seus portadores. São aspectos destrutivos e desintegradores, que surgem velados em certas situações de suas vidas. Aspectos, que pelo sofrimento, foram calcados às profundezas do inconsciente, levando muitos a se entregar ao vício. O floral Vitória, pela força de sua energia-Luz, ilumina este lado obscuro na alma, trazendo-o à consciência para ser confrontado, trabalhado e integrado suave e amorosamente à totalidade do ser. Geralmente estas pessoas são muito ansiosas. Este floral trabalha a ejaculação precoce

Florais de Saint Germain - Fómulas Individuais

Alcachofra (Cynara scolymus)

Nivel da personalidade: Alcachofra é uma essência floral que efetua grandes transformações na consciência. Um dos aspectos que trabalha, diz respeito ao sentimento de vergonha de um modo geral. Floral útil aos que desenvolvem ou têm que desenvolver um trabalho espiritual elevado e tem vergonha de expor sua própria luz e conhecimento a grupos ou às pessoas em geral. Outro aspecto que este floral vem trabalhar está ligado a um certo tipo de medo que surge nas situações em que a pessoa só pode contar consigo própria, sente-se insegura, apreensiva e medrosa. A energia deste floral pela expansão da consciência resulta no distensionamento do corpo físico, traz leveza aos chacras superiores, atua em partes desenergizadas na região do cérebro e do terceiro olho. Floral que nos doa força para percebemos as posturas arraigadas que nos prendem ao passado. Nos abre para o novo e para o novo tempo que surge. Alcachofra é um floral muito últil às pessoas que querem se atualizar ou precisam se atualizar, traz abertura e receptividade. Este floral vem remover toxínas e resíduos muito antígos em todos os chacras, é regenerador dos corpos sutís. No físico se apresenta como muco. Refaz ligações energéticas em nossos corpos. É um grande regenerador de todos os corpos, trabalha o envelhecimento precoce devido vampirísmo.
Nivel da Alma: “Na infinitude do Amor, Eu vim para sutilizar o equilíbrio energético dos chacras, transformando todos os sentimentos inadequados, imperfeição, sincronizada com o Eu Interno. Superiorizando a vibração em níveis cada vez mais elevados, capazes de nos conectar com a Realidade Divina do Conselho Cármico, e nos mantém alinhados com o nosso Propósito Divino aquí na Terra, experenciando para transformar, como clama nossa Essência pura.” Pesquisa das propriedades medicinais da planta Cynara scolymus: Energiza e ativa as atividades do cérebro; trabalha distúrbios do metabolismo; remove toxínas do fígado; trabalha a ligação energética nas articulações que sofreram acidentes ou batidas; afecções dos rins; combate a pressão alta, a diabetes; trabalha na arteteriosclerose, nos reumatismos, nas hemorróidas, nas inflamações rebeldes, na hidropisia, icterícia. Combate a febre, a toxemia (intoxicação do sangue); combate cálculos dos rins e da bexiga; é eficaz contra a malária; é um purificador dos pulmões (pneumonia com tosse ou inflamação); ajuda nos tratamentos de: nefrite, asma, síflis, escrufolose e gota. Combate o raquitísmo e a anemia; problemas na próstata: dificuldade de urinar, irritação na uretra, irritação na bexiga. Problemas cardíacos; hemofilia, poliscleróticos, aórticos. Trabalha nas funções do fígado, insuficiência hepático-renal, elimina o ácido úrico, distúrbios digestivos. Remove energicamente o muco das vias respiratórias superiores. É usada como um grande tônico.

Ameixa (Eriobothria japonica)

Quinto Raio Verde, Quarto Raio Branco e Décimo Raio Dourado Solar
Nível da Personalidade
A essência floral Ameixa vem trabalhar as pessoas que não conseguem coordenar os pensamentos, sentem muita perturbação interior. Perderam o controle do seu próprio mental, por manipulação trevosa. Este tipo de manipulação contamina a vítima com resíduos de alta toxidade mental. É uma manipulação mental perniciosa sobre a pessoa ou sobre um grande grupo, desta forma, atrapalhando suas vidas. Este tipo de dificuldade surge também, na maioria das vezes, após absorção de resíduos químicos através da pele ou por ingestão ( no trabalho, no manuseio ou por ingestão de agrotóxicos, bombas químicas, veneno de animais, etc.). Esta absorção pelo nosso organismo provoca a deformação do corpo etérico. Pessoas que nascem com deformações severas no corpo físico (corpos retorcidos), demonstra que seu corpo etérico está sofrendo má formação. Pessoas que contém altas taxas de produtos tóxicos no organismo físico, estão fadadas na próxima vida, a nascer com o corpo físico deformado, devido a deformação do corpo etérico. Corpo este, que será o molde do físico, na a próxima encarnação. O floral Ameixa vem curar (Quinto Raio), removendo os resíduos suprafísicos das toxínas nos corpos sutis (Quarto Raio), trazendo novamente as pessoas para o viver saudável, alinhadas na perfeita sintonia com a Luz Divina (Décimo Raio Dourado Solar).
Nível da Alma
No floral Ameixa percebe-se a cura mental para atingir o equilíbrio da mente, permitindo o aparecimento do verdadeiro conhecimento interior através dos Raio Verde, Branco e Dourado Solar. Numa desordem mental, pode-se, através dos Raios, reprogramar antigas atitudes ou padrões de pensamento, conscientemente, anulando manipulações e abrangendo uma realidade Maior. Nessa percepção, o Eu Superior libera antigos conceitos já superados, para o reconhecimento de novos, com uma Maior Força Divina. A Ameixa vem estimular as frequências mais elevadas da força do pensamento a serem projetadas em esforços criativos, não permissíveis a qualquer manipulação. Mantendo também o físico saudável, para o plano de trabalho espiritual Maior em perfeita sintonia com a Luz.
Pesquisa: propriedades medicinais da planta Eriobothria japonica
Esta árvore da família das rosáceas tem virtudes laxativas, é muito usada na prisão de ventre. É usada também em certas afecções estomacais e afecções pulmonares. É adstringentes (vaso constritoras) e emolientes (anti-inflamatórias).


Aveia Selvagem (Asper mamosus)

Sétimo Raio Violeta, Segundo Raio Dourado, Décimo Segundo Raio Opalino
Nível da personalidade
Essência floral que vem trabalhar nas pessoas o poder sobre as próprias decisões. Estado constante de indecisão. Esta essência floral trabalha as pessoas que já fizeram contato com o Eu Superior, mas que ainda, não conseguiram receber as informações que lhes são enviadas do alto. Aveia Selvagem promove o contato interno com as energias superiores, e remove a interferência, obstáculo/prisão, de cunho espiritual que impede o acesso ás orientações do alto. Floral que vem libertar para que possam ter a visão interna. Floral útil para as pessoas com falta de discernimento, para os que precisam ver o que têm que fazer, como também, onde exatamente colocar sua atenção. Esta essência floral Aveia Selvagem deve ser usada somente após ter sido feito um trabalho de pré limpeza de traumas e de purificação, pois promove o início da ascensão na jornada espiritual. Floral útil também, nos casos de pedofilia; aos que abusam sexualmente; aos que cometem atos de aberração sexual com pessoas ou animais; etc.; aos que participaram de rituais de magia negra com ou sem sexo.
Aveia Selvagem vem trabalhar o início da saída da consciência das sombras, em direção à Luz. Nesta essência floral foi usada a mesma planta do floral Wild Oat de Dr. Edward Bach. Essência floral extraída em Portugal em 2003. Nível da Alma
Floral de grande poder de manifestação da ascensão. Com a presença dos Raios Violeta, Dourado e Opalino, transforma o ser para que a Divindade interior possa se libertar e reconhecer em todas as coisas criadas, a beleza do Eu Superior (a Presença Eu Sou em nós), e ver com a Visão do Eu Superior, para que cada um trilhe o seu caminho da Luz. Pesquisa: propriedades medicinais da planta Asper mamosus Na medicina caseira é utilizada na Europa como adstringente (vasoconstritor) e como expectorante. Trabalha a rouquidão.


Canela (Ocotea odorifera)

Primeiro Raio Azul, Quinto Raio Verde e Décimo Raio Dourado Solar
Nível da Personalidade
Trabalha ampla visão nas questões da vida. Síntese, unidade. Pessoa detalhista, vê a vida somente pelo detalhe. Floral muito útil quando surgem situações incômodas em que não conseguimos ver a causa. Canela trabalha a pessoa presa somente nos detalhes, não consegue ter a visão do todo. Devido a sua mente estar voltada somente sobre um determinado ponto, surgem os sentimentos de aflição e temor. Seus pensamentos estão presos em um único foco. Esta essência floral amplia a visão dos que estão no padrão de ver os acontecimentos e os obstáculos somente através de um foco muito reduzido. Esta essência floral traz a visão ampla do que ocorre. Esta grande expansão de consciência, que nos chega através dos Raio Divinos, nos traz os sentimentos de coragem, proteção, tranquilidade, autoconfiança e do controle sobre nosso futuro pessoal. Traz a consciência da Unidade.
Nível da Alma
Pela atuação dos Raios Primeiro, Quinto e Décimo, é uma essência que mostra absolutamente imperioso que se aprenda a dominar as emoções, os temores e as aflições que se imagina, e receber a proteção do poder interior a fim de que esteja o ser sã e salvo, a despeito do que possa vir a acontecer, sabendo que o Anjo da Paz se manifesta quando se acredita no poder da União e da Luz. Essência floral que facilita, para que o ser positivo, corajoso, com fé e acreditando, prepare sua mente para o que possa em grau maior, controlar o seu futuro pessoal. O poder interior só poderá agir se for movido pela fé nele depositada. Com autoconfiança pode fazer desaparecer os obstáculos e permitir que uma forma pensamento do Deus Ouro se manifeste, porque Ele traz o ouro como um incentivo à prosperidade, unificando todos os seres. A Fraternidade necessita para a realização dos problemas da Terra de seres prósperos onde podem receber e doar, é seu próprio ouro em ação. No tom da criação, vem se manifestando a Luz Dourada Verde para lembrar que as Leis Cósmicas são baseadas na infinita prosperidade e do ser pródigo que resulta na Unidade do Todo.
Pesquisa: propriedades medicinais da árvore Octea odorifera
Esta árvore de nome Sassafrás, da família das Canelas, possui propriedades anti-reumáticas, anti-sifilíticas, é diurética. Trabalha nas doenças da pele, na artrite, na gota, na falta de transpiração, nas intoxicações metálicas (tipógrafos, dentistas, para os que tingem os cabelos – produtos com chumbo, etc.). É usada como repelente de mosquitos. Na medicina caseira é usada como depurativa do sangue.

Flor Branca (Solanum s.p.)

Trabalha a pureza. Perceber que tudo que não é essencial tem que ser extirpado. É um floral de limpeza, indicado para os que querem remover velhas e inúteis cargas (posturas mentais e emocionais). Indicada também para os que desejam se desfazer de velhos hábitos. Desfaz o bloqueio da energia e promove uma profunda limpeza abrindo-nos à padrões mais elevados de consciência, reconduz nossa alma para sua primeva vocação, à pureza. Essência floral muito útil para os que se sentem sujos internamente. O bloqueio desta energia pode causar doenças de pele, espinhas (principalmente nos adolescentes). Esse floral apressa o processo de cicatrização. Na Fitoterapia é usado nas fissuras dos seios das lactantes. Na homeopatia esta planta é usada nos casos de angina e de lepra.


Fórmula Leucantha (20ml)

Fórmula composta por 10 essências florais: Leucantha, Melissa, Unitatum, Sapientum, Sorgo, Embaúba, Grevílea, Rosa Rosa, Pau Brasil e Perpétua A fórmula destas específicas essências florais de Saint Germain, vem trabalhar as crianças que viveram a seguinte situação: quando a mulher descobre que está grávida e, naquele momento pensa - “eu não queria este filho agora”. Este pensamento normalmente surge por vários motivos: porque é solteira, ou porque tem um bebê muito novo, ou porque está se programando para engravidar somente no ano seguinte, ou porque voltou a estudar, ou porque tem medo da gravidez, ou porque está no padrão de rejeitada por sua própria mãe na hora da concepção, ou porque já tem muitos filhos, etc. No exato momento deste pensamento de rejeição, é rompido o vínculo energético entre a mãe e a criança, mesmo que, alguns minutos depois do choque, ela aceite o filho. Este sagrado vínculo energético é chamado comumente de instinto maternal. A criança não perdoa a mãe. A causa do sentimento de insegurança decorre do rompimento do vínculo. Este vínculo energético que perderam no início de sua vida é o referencial de segurança da criança. Este vínculo é o elo que introduz a criança no mundo e na vida. O primeiro pensamento da mãe sobre o feto tem peso total. Este pensamento definirá se a vida do indivíduo se desenvolverá de forma normal, com tranqüilidade, alegria, interesse, satisfação, amadurecendo com espírito de conquista, enfrentando normalmente os desafios da vida ou, o contrario acontece, uma vida de constante dificuldade, carregando os sentimentos de insegurança, nervosismo, agitação e de insatisfação, muitas vezes de tristeza ou violência, não amadurece, não consegue descobrir para que veio, é muito sensível a mágoa, raiva ou ódio. Sente ciúmes dos irmãos. Tem dificuldade nos estudos. Não consegue atingir o seu propósito de vida, como também, não consegue descobrir qual a sua real vocação, suas habilidades e seus talentos. Fórmula também muito útil às crianças ou adultos que foram desligados da mãe muito cedo, por separação ou por morte.

Jasmim Madagascar (Stephanotis floribunda)

Oitavo Raio Água Marinha com vários matizes do Raio Pêssego
Nível da personalidade
Trabalha a situação “engole sapo”. Bloqueio do chacra laríngeo. Este floral vem trabalhar a pessoa que viveu situação de muito sofrimento, quando foi brutalmente ameaçada, acuada e teve que se calar para não sofrer agressões físicas ou morte. Para pessoas que estiveram sob o jugo de pessoas perversas e não puderam receber qualquer tipo de ajuda ou proteção. Para os que viveram esta situação de total solidão e impotência. Floral muito útil para os que precisam se calar por medo de perder emprego ou para os que se calam para não sofrer violência ou maus tratos. Para os que sofreram sequestro, crianças roubadas, crianças ou adultos injustiçados sem possibilidade de se defender, filhos de pais violentos, etc. Floral útil para pessoas que têm dificuldade de se comunicar com os outros por medo de falar. Floral útil também para pessoas, que em vidas passadas morreram por afogamento ou porque engoliram ar na hora da morte. Floral útil para as pessoas que se engasgam muito. Este floral remove o bloqueio energético no chacra laríngeo ao transmutar a energia do sentimento de sofrimento aos que passaram por esta situação de tortura, maus tratos no nível mental e emocional. A energia do Oitavo Raio Água Marinha com matizes do Pêssego traz para as pessoas as divinas energias do equilíbrio, da harmonia e da alegria da criança interna.
Nível da Alma
Com o Jasmim Madagascar, o Raio Água Marinha e vários matizes do Pêssego, trabalha a clareza da abertura e energização do laríngeo, abrindo e soltando a voz e sua capacidade de comunicação, fazendo sentir sua verdade interior comunicada e verbalizada para o seu Eu Superior, que remete a energia da alegria, inocência, do bem estar e pureza de uma criança.


POAIA ROSA (Espermacoce verticullata)

Sétimo Raio Violeta, Oitavo Raio água Marinha e Nono Raio Magenta

Nível da Alma – “Conforme a mudança da vibração cósmica que se acelera para um novo estímulo, este floral em perfeita Harmonia Divina, com seus Raios Violeta, Água Marinha e Magenta, vem favorecer um aumento crescente do desejo pela Paz, onde concretizar-se à meta definitiva de ordem e harmonia plena na Terra, com a paz dentro de si mesmo, através do discernimento das coisas prioritárias revestidas de Luz. Perceber os Raios, concretizar a priorizar o habito de irradiar amor constantemente.”

Nível da personalidade – A essência floral Poaia Rosa trabalha em nós a sincronicidade da nova ordem planetária. Poaia Rosa trabalha o alinhamento rítmico de nossas atividades no cotidiano com as energias mais aceleradas que nos chegam do Alto para entrarmos no ritmo sincrônico da vibração energética do Amor e da Paz Cósmica Divina. Através deste sincronismo cósmico , a essência floral Poaia Rosa vem despertar em nós o amor incondicional para entrarmos em sincronismo em todos os níveis, do cósmico Divino às pequenas tarefas no viver diário. Mais uma dádiva que recebemos de Nosso Pai Criador. Para crianças, famílias, trabalho, meditação, visualização, etc... Com o amor e a Paz conquistados através da ajuda deste floral, tudo estará sempre bem, porque tudo está certo. Entregar-se à grande aventura nesta nova ordem planetária. O nome cintífico em Latim, Espermacoce – significa semente (sementes da Sexta Raça Raiz) e verticullata – (verti) significa vórtice, girar. A energia deste floral trabalha nos níveis sutis promovendo o correto posicionamento das vértebras, como também o fortalecimentos dos feixes energéticos que correm no interior da coluna vertebral,acelerando desta forma o poder de fluxo energético giratório dos chacras, para podermos acessar este Divino sincronismo cósmico vibratório das Oitavas de Luz.

Pesquisa: propriedades medicinais da planta Espermacoce verticullata
Partes desta planta são usadas para combater o vomito, além de serem diuréticas. É usada para combater a diarréia infantil, na erisipela, nas hemorróidas, nas queimaduras e para combater varizes. Estudos farmacológicos desta planta revelam a ocorrência de propriedade antimicrobiana, como também inibem o crescimento de bactérias gram-positivas e gram-negativas.
Dados técnicos: É uma herbácea perene que cresce espontaneamente nas pastagens na beira das estradas e nos terrenos baldios. É uma planta ereta, ramificada de base lenhosa, de hastes subangulosas, esparsamente pubescentes, de 30 a 60 cm de altura, nativa do continente Americano, incluindo todo o território brasileiro, em solos arenosos. Surge de forma mais intensa na orla marítima. As folhas são simples, subcoriáceas, quase sésseis, de 1 a 3 cm de comprimento, dispostas em verticilos nos nós. Suas flores são pequenas, de cor branca, dispostas em glomérulos globosos terminais e auxiliares semelhantes a capítulos. Os frutos são aquênitos oblongos de cor marrom-esverdeada. Multiplica-se por sementes. (planta estudada por Harri Lorenzi)


Lótus do Egito (Nymphaea alba)

Nivel da personalidade: A essência floral Lotus do Egito traz harmonia, enlêvo e a visão da vida de forma mais elevada, sem envolvimento do ego. Promove a expansão da consciência, traz a compreensão dos acontecimentos, mais consciência de sí integrado ao Eu Maior. É um floral transmutador de energias. Faz um profundo trabalho de limpeza no chacra básico, como também, faz limpeza em todos os outros chacras. Purifica toxínas psíquicas emitidas por outros, toxínas que desestabilizam nossos chacras, podendo causar até, a nossa desconexão com o alto. Toxínas que nos causam muito sofrimento, congestionando o Plexo Solar. Nivel da Alma: “Floral que leva a devoção inspiracional à Verdade cósmica e à Sabedoria. Manifesta o aspecto mais alto da mente. A mente em sintonia com o Espírito integrado com a Vontade Divina para encontrar Paz e Iluminação, harmonizando para a utilização da informação visionária interna, na compreenção de que sabedoria vem de harmonia, que vem da contemplação, que vem da paz interior que leva à luz interior e alegria interna.”
Pesquisa das propriedades medicinais da planta Nymphaea alba: É adstringente, mucilaginoso, antidiarréico, antiblenorrágico, auxiliar no tratamento das doenças das vias urinárias. Possui propriedades sedativas sobre os orgãos genitais na compulsão sexual obssessiva e ninfomania. Possui a propriedade de curar feridas.Um dos historiadores da expedição de Napoleão Bonaparte ao Egito, relata que esta planta é uma das tres ninfeáceas que no antigo Egito eram chamadas de lótus.

Lótus/Magnólia (Nymphaea alba/ Magnolia grandiflora)

Nivel da personalidade: Lótus/Magnólia é um floral de proteção, transmuta energias desclassificadas emitidas por outros e acopladas aos corpos sutis da personalidade. Vem remover drasticamente o sentimento de desespero muito antigo, calcado no mais profundo da alma, devido ter passado por tanto sofrimento e dor em vidas passadas, e devido a isto, este aspecto da personalidade ficou paralizado e preso em um dos sub-planos baixos do Plano Astral. Esta essência floral vem transformar sombras em Luz. Aciona a energia criativa dedicada aos aspectos mais elevados do Eu, elevando o espírito da paixão à pureza. Floral importante aos que vivem em constante estado de paixão. Lótus/Magnólia traz inspiração e sensação de bem estar de pertencer a Terra, como também, traz o sentimento da real grandeza de nossa Alma. Este floral define a interação dos campos energéticos, passamos a perceber o que realmente é nosso, e o que é do outro (sentimentos, energias, etc). Floral para os que em vidas passadas tiveram seus corpos, ou partes deles, usados em rituais de magia negra. Útil também aos que tiveram seus corpos mumificados. O Terceiro Raio e o Raio Violeta trabalham conjuntamente o desenvolvimento do potencial do amor, juntamente com a transformação das energias desclassificadas, tornando-nos assim, um canal mais receptivo às influências do Alto. Trabalha de forma intensa o chacra do Plexo Solar, o chacra Cardíaco, o chacra Laríngeo e o chacra da Corôa, equilibrando e harmonizando os quatro chacras inferiores. Traz a compreenção do desequilíbrio sofrido e remove a dor dos desníveis sofridos. Traz o fortalecimento do chacra cardíaco, trazendo a união do Céu com a Terra. Nivel da Alma: “O floral Lótus/Magnólia é uma espada de Luz e Verdade que corta os sofrimentos antigos, remove dores do coração, alinhando. Essência floral que traz leveza, Luz e Verdade ao coração. Une as emoções do coração com os reinos mais elevados, para que o indivíduo seja capaz de experimentar o infinito amor do Espírito. Une as pessoas à sua própria fonte infinita do amor. Tem o objetivo de preparar o amor próprio internalizado para que se expresse externamente. Estado mental equilibrado pelo Raio Violeta que dá a visão da perfeição Divina em todas as coisas, compreendendo o desígnio Divino.”
Pesquisa das propriedades medicinais da planta Nynphaea alba (Ver Lotus do Egito) Pesquisa: propriedades medicinais da planta Magnolia grandiflora Esta planta é usada para tratar paralisias; tonificar o baço, o estômago, o pulmão e intestino grosso. Facilita a digestão, é um tônico digestivo. Combate a febre, debela a leucorréia, combate cólicas e a diarréia aguda, combate virus e micróbios. É diurética. Na fitoterapia é usada para feitura de óleos essenciais que são antimicrobianos de largo espectro.

Madressilva SG (Lonicera caprifolium)

Quarto Raio Branco, Sexto Raio Rubi Dourado, Décimo Primeiro Raio Pêssego Nível da Personalidade Se libertar do passado. Para os que estão aprisionados no passado (Astral). A essência floral Madressilva SG, através de seus potentes Raios, tem o poder de libertar e de integrar certos aspectos de nossa personalidade aprisionados no passado. Há um tipo de aprisionamento feito por manipulação de matéria astral, pelo mental de forças psíquicas astrais, inclusive muito antigos. A prisão pode ocorrer também através de egrégoras, pela manipulação mental de grupos encarnados, na maioria das vezes de modo inconsciente. Conceitos ultrapassados, também nos aprisionam no passado, não nos permitem acessar o novo que surge. Na maioria das vezes, estas situações são vividas somente pela alma, não conseguimos acessar no nível consciente, causando deste modo, enorme prejuízo em nosso desenvolvimento emocional, mental e espiritual. Madressilva SG nos liberta também, da autoprisão devido o apego a lembranças do passado. Estas prisões nos prendem no passado (Astral), não nos permitindo acessar o futuro glorioso. Nesta essência floral, os Divinos Raios, Quarto, Sexto e Décimo Primeiro, trabalham o poder da individualidade com misericórdia, liberdade e alegria, em sintonia com nosso Eu Superior. Esta flor Madressilva é a mesma utilizada por Dr. Edward Back na essência floral Honeysucle.
Nível da Alma Madressilva SG, faz o trabalho de sincronicidade e perfeição. Se permitir trabalhar a individualidade com misericórdia, liberdade e alegria amorosa, onde a percepção individual, irá potencializar um trabalho espiritual mais coerente, expansivo e equilibrado no aprimoramento do seu Plano Divino do momento, em sintonia com seu Eu Superior.
Pesquisa: propriedades medicinais da planta Lonicera caprifolium É diurética, sudorífera e refrescante. É utilizada também nas inflamações da boca, nas gripes, resfriados, outras afecções repiratórias e anginas. É expectorante e purgativa. Faz cessar as contrações musculares e os vômitos.

Pau Brasil (Caesalpinia echinata)

A essência floral Pau Brasil traz a energia para despertar os nossos talentos latentes, nossa real vocação. Para as pessoas que vivem em estado de extrema pressão e preocupação, stresse, sensação de carregar pesados problemas. Para os que vivem em um constante estado de insatisfação.Útil aos adolescentes que não sabem que carreira seguir. Para os adultos que não gostam e não sentem prazer quando desenpenham os seus fazeres ou seus trabalhos. Para as pessoas que não conseguem descobrir quais as suas verdadeiras habilidades, seus talentos, enfim. Esta essência floral Pau Brasil vem revelar os nossos pendores, nossos telentos, nossa vocação. Trabalha a criança interior que passou por muitos estados emocionais não resolvidos e esclarecidos, que geraram um vazio imcompreesível e que vai aflorar quando houver um entendiemnto do que se sentiu e do que ocasionou, através do uso desta essência floral. Havendo esta abertura e entendimento, acriança se sente livre e expontânea. Como se tivesse algo nas mãos e não sabe o que fazer com ele. A energia Pau Brasil traz a compreensão do que fazer com os seus talentos junto ao sentimento de prazer e alegria de torná-los úteis.

Pinheiro Libertação (Araucária heterophylla)

Nível da personalidade
Esta essência floral atua nos campos profundos da alma. Liberta aspectos nossos aprisionados em algum dos sub níveis no plano emocional ou no plano mental. A essência floral Pinheiro Libertação transmuta e liberta as pessoas de prisões/energia e energias/perturbação. Energias estas, registros/sofrimento de vidas passadas devido situações de muito sofrimento. Energias estas ainda ativas na presente vida, e interferindo no viver diário. São energias sensações/desconforto e medo sem razão aparente de existir, difíceis de identificar, mas ativas e atuantes desde há muitas vidas. São energias/interferência calcadas no mais profundo do inconsciente conseqüência de fracassos e quedas da alma que paralisaram aspectos da personalidade e que provocaram medos aterradores. Estes desconfortos surgem no nível consciente para que se processe a limpeza e harmonização destas energias mal baratadas. Como detectar estas energias: tensão sem motivo, sensação de perturbação, sensação de manipulação na aura, perda de apetite, angustia, dor ou desconforto na região de algum chacra (principalmente no chacra básico e no chacra do plexo solar), insônia, perda de energia, fraqueza, sensação que algo aterrador vai acontecer, pressão alta, palpitação, sensação de estar doente, sensação de doenças não identificadas em exames médicos, sensação de queimação em alguma parte do corpo (mãos, pés, cabeça, sensação de desconforto nas pernas, pés ou em outras partes do corpo, etc) em crianças ou em adultos, sensação de terror. Tremores não controláveis e bater dos dentes que surgem de forma abrupta em crianças ou adultos. Esta essência floral traz relaxamento, libertação, iluminação e elevação. Em latim a palavra heterophylacea significa prisão.
Nível da alma Oitavo Raio Água Marinha, Décimo Raio Dourado Solar O medo e o temor são energias de uma fraqueza interior através da qual nos agarramos firmemente em limitações e fracassos durante muitas vidas. Buscar no interior as energias repletas de forças e usa-las dependendo da motivação e uso de novos pensamentos. A essência floral Pinheiro Libertação traz o relaxamento próprio para modificar, fortalecer e disciplinar, rompendo com influências do passado em outras vidas, reformulando o poder de liberar vibrações sutis onde o Ser Superior eleva a grandes alturas o poder realizador com os Raios: Oitavo - Água Marinha, Décimo – Dourado Solar e Décimo Segundo - Opalino, libertando a nossa alma para a ascensão.

Populus Panicum (Coreopisis lanceolata)

Para: Situações de catástrofes, ameaça e pânico coletivo.
O floral Populus Panicum trabalha os que foram ou estão sendo contaminados pela nefasta energia do pânico coletivo, proveniente de situações de catástrofes ou ameaças constantes. Essas energias desequilibram, desestruturam e fazem surgir em nós sentimentos de insegurança e incerteza com relação ao futuro e à propria vida. Populus Panicum nos traz a compreensão dos aconteciemntos e nos aponta o caminho certo a seguir. A Misericórdia Divina nos chega nesta essência floral através da atuação do 6° Raio Rubi Dourado, e a energia da Paz Solar e conforto através do 10° Raio Dourado Solar, que nestas situações tumultuadas vêm transmutar os nossos estados de prisão/terror, medos, incertezas e ameaças, em Fé, segurança, certeza e Paz interior ao aquecer nossos corações. Facilita todo o trabalho consciente, seguro e lúcido de tolerância e graça, visando uma compreesão maior e mais abrangente da Misericórdia Divina. Traz união fraternal e estabelece uma conexão Superior do Cristo pessoal com o Cristo Planetário, selando no amor Solar da Unidade Cósmica.

Sergipe (Turnera angustifolia)


Nível da personalidade Vem trabalhar abertura, amplitude da mente e transformação através do aprofundamento, da disciplina, da vontade e da persistência. Trabalha sintonia e sincronismo energético, gerando mudanças positivas para o indivíduo através da conexão com o Eu interno. Promove a sintonia fina entre as pessoas, surgindo daí uma maior compreensão e entendimento. Floral que nos abre para o ouvir externo e interno. Floral útil em situações aflitivas geradas por este bloqueio energético. Traz clareza do sofrimento e de situações angustiantes como também aponta o caminho certo a seguir. Floral muito útil para as pessoas que estão passando por situações de desespero, por exemplo, desemprego. A essência floral Sergipe trabalha os que necessitam desenvolver ou aprofundar as qualidades da persistência, da disciplina e da vontade. A sintonização deste floral aconteceu de forma muito especial e gratificante na cidade de Aracajú capital do Estado de Sergipe. Nível da alma Nono Raio Magenta, Décimo Raio Dourado Solar Só devemos prestar atenção e confiar na voz tênue que vem do nosso interior. Para que isso aconteça eficazmente é necessário nos ligarmos numa harmoniosa sintonia e com todos para a verdadeira compreensão do caminho a seguir, retirando todos os bloqueios para uma evolução consciente e feliz nesta grande transformação por que passa o planeta. Os Raios Magenta e Dourado Solar nos faz perceber a Pureza Crística e a sincronicidade, nos preparando para as mudanças necessárias, e de cocriar evoluindo com o Poder Criador.

Florais de Saint Germain - Fórmula Emergencial

Fórmula Emergencial

É uma fórmula floral que contém altíssima potência energética regeneradora, tem o poder de nos conectar de forma rápida com os níveis superiores. Seu uso é indicado nas situações de emergência, onde surgem drásticos desalinhos e compromentimentos dos copos físico e ou suprafísicos causados por acidentes, acidentes violentos com traumas físicos (e buscar ajuda médica), traumas emocionais, noticias ruins, perdas irreparáveis por morte ou partida, estrupo, em situações de grande desespero, confusão mental, catástrofes, etc. Floral muito útil aos que estão em processo de desencarne. Este floral nos traz a paz, a harmonia e o equilíbio, nos conscientiza de que os nossos caminhos são guardados e cuidados em níveis mais elevados, numa perfeita harmonia Divina.É uma fórmula floral que contém altíssima potência energética regeneradora, tem o poder de nos conectar de forma rápida com os níveis superiores. Seu uso é indicado nas situações de emergência, onde surgem drásticos desalinhos e compromentimentos dos copos físico e ou suprafísicos causados por acidentes, acidentes violentos com traumas físicos (e buscar ajuda médica), traumas emocionais, noticias ruins, perdas irreparáveis por morte ou partida, estrupo, em situações de grande desespero, confusão mental, catástrofes, etc. Floral muito útil aos que estão em processo de desencarne. Este floral nos traz a paz, a harmonia e o equilíbio, nos conscientiza de que os nossos caminhos são guardados e cuidados em níveis mais elevados, numa perfeita harmonia Divina.

Óleos Essencias

Com certeza você já ouviu falar nessas substâncias. Pois bem, são extratos concentrados de plantas aromáticas, que podem se apresentar nas folhas, flores, frutas, sementes, lenho e raízes. Na Aromaterapia, os óleos essênciais são os instrumentos usados para prevenir e auxiliar na cura de doenças, dar um chega prá lá no stresse, provocar alterações de humor, influenciar nosso metabolismo e psique. Agem no corpo humano de várias formas: sobre a pele, pelas vias respiratórias e pelo olfato.Curiosidades: Óleos Sexuais Uma maneira de aumentar seu prazer.O óleo sexual mais afrodisíaco de todos é o óleo de jasmim. Cleópatra já usava-o em seus cabelos, para distrair Marco Antonio, durante seus encontros de negócios. Muitos dos óleos afrodisíacos, são extraídos de flores brancas, que desabrocham à noite. A flor do jasmim é a rainha das flores que desabrocham à noite. É considerada a flor mais sensual do mundo, devido aos seus componentes sexuais. O componente mais comum é Indole, que está presente no perfume de todas as flores brancas e bonitas, como o jasmim, narcissus, madonna e lily.Óleo de rosa é o óleo do amor. Apesar de não ser considerado tão sensual, tem o poder de abrir o coração de ambos os sexos. É maravilhoso para mulheres, mas, também, agrada muito aos homens, especialmente se for misturado com um óleo de condimento. Sandalwood é um ótimo afrodisíaco para ambos os sexos, trazendo as pessoas para o aqui e agora. Na Índia, é utilizado para auxiliar na meditação. Um recente artigo publicado no "International Journal of Aromatherapy" discute os benefícios de sandalwood em trazer os casais, para o momento presente, transformando as fantasias e desejos em acontecimentos reais e presentes, num momento de intimidade.Neroli, que vem da flor de laranja, e ylang-ylang são bons como óleos sedativos. Ajudam a relaxar o corpo, o que muitas vezes é o que você precisa. Eles também contém elementos afrodisíacos mas, para muitas pessoas, basta esquecer o nervosismo, a ansiedade e o stress, para se entregarem ao prazer.De fato, muitos óleos afrodisíacos começam com relaxamento físico, pois o aroma ativa certas partes do cérebro e do corpo, que contribuem para excitação.